TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ideário ético

Resenha: O ideário ético. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  Resenha  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  1.768 Visualizações

Página 1 de 7

O ideário ético é um conjunto essencial de valores que deve ser conscientizado por todos na Organização para que se consiga implantar um Modelo de Gestão da Ética Corporativa.

Este ideário consiste em "construir juntos Verdades, Vontades Estratégicas Comuns que servirão de fundamento ao Modelo de Gestão da ética".

Como fazer?

a) Através de técnicas que possibilitarão a aprendizagem de valores mas que também possibilitarão a reflexão critica, o diálogo, a negociação e o consenso para que verdades, vontades e estratégias comuns sejam efetivamente concretizadas.

As técnicas devem ser dinâmicas, tais como:

Exposições dialogadas

Discussões de Casos especiais

Simulações de problemas

Leitura interativa de textos selecionados

Dramatização de mesas de negociação

Parábolas para desenvolver senso critico

"Em uma cultura corporativa aberta, cada novo participante atua como agente renovador, enriquecendo o ambiente interno com as contribuições de seu talento, experiências e capacitações.... o mesmo não ocorre em uma cultura fechada onde cada novato é recebido como um intruso, como alguém suspeito até que prove estar ajustado à engrenagem." (PLT p.126)

A cultura aberta revela maturidade cultural.

b) Através da formulação do ideário especifico para cada organização, quando serão discutidas e definidas coletivamente as seguintes propostas:

1ª proposta: Ser ético:

- Definir coletivamente o perfil do ser ético

- Como identificar, na prática, um profissional ético?

2ª proposta: Consciência Ética

- Definir coletivamente a educação que forma profissionais éticos.

3ª proposta: Comportamento ético

-Definir as diretrizes para o comportamento ético

-Como fazer com que os princípios éticos sejam cumpridos?

4ª proposta: Competência Ética

-Definir o perfil e a dinâmica da liderança ética na formação de equipes integradas.

-Como desenvolver líderes e liderados para trabalharem em equipe?

5ª proposta: Cultura ética

-Definir que a conscientização e a aceitação de valores condicionam atitudes de solidariedade grupal.

- Como construir e garantir a qualidade da cultura ética na empresa?

6ª proposta: Responsabilidade social ética:

- Definir que a responsabilidade social não é uma questão de marketing.

-Como desenvolver ações solidárias, na e pela empresa,e o voluntariado entre os empregados?

7ª proposta: Humanismo ético

- Definir que: valorizar a pessoa significa favorecer oportunidades de realização humana e profissional

-Como definir, na prática, a ética da solidariedade, do amor, da felicidade,da produtividade e do êxito?

c) Formulação do Modelo de Ética Corporativa, através das seguintes etapas, propostas pela Consultoria de Francisco Gomes de Matos

1ª etapa: Diagnose da situação empresarial, que será feita através de entrevistas individuais e coletivas e de amostra da população.

2ª etapa: Avaliação situacional preliminar, que será feita através de reunião com diretores,proprietários,etc.

3ª etapa: Rodada de reflexão estratégica, que será feita através de encontros com a direção da empresa enfocando dois fatores essenciais:A visão diagnóstica e a visão estratégica em busca de um consenso sobre as linhas prioritárias de ação.Deve-se começar com leituras sobre ética corporativa

4ª etapa: Auditoria de cultura e de clima organizacional/ética na empresa, que será feita através de pesquisa com todo o público interno,com ênfase nas questões que tratam da cultura corporativa e a Ètica, ou seja;dos valores que estão por detrás da cultura e da ética da Organização.

5ª etapa:Fórum de reflexão estratégica/o desafio da ética,que se dará através de encontro com os executivos da empresa com palestras e debates sobre"Cultura corporativa,liderança e estratégia" e ocasião em que será apresentados os resultados das entrevistas e pesquisas feitas.

6ª etapa: Comitê Estratégico de Ética Corporativa, que será feita através da criação de um comitê Estratégico que será o ponto vital para que tudo não se transforme em ação sem reflexão.

7ª etapa: Oficina de Liderança, que será feita da seguinte forma:os participantes recebem textos para ler,sendo orientados sobre como irão fazê-lo;todos os temas devem focar em Competência e Ética ;depois os participantes deverão colocar o que leram em prática com suas equipes,conduzindo novas oficinas de liderança agore sob temas centrados na realidade da empresa.

Concluindo, há três verdades que tem que ser conscientizadas na formulação de um modelo de Gestão da Ética, conforme Francisco Gomes de Matos(PLT p.128).

São elas:

1. "Motivação; é força potencial que se exterioriza em uma cultura de participação criativa e com a extensão do poder decisório por toda a Organização

2. Equipes Integradas – "não são agrupamentos por tarefas e metas, mas o comprometimento da liderança em consolidar verdades e vontades comuns.

3. Lucro Sustentado não é fruto de negociações reativas e de agressividade de mercado,que o torna uma realidade circunstancial,mas resultado de estratégia consistente,apoiada em valores culturais,na integração ,no conhecimento e na competência e co-responsabilização ética"

Unidade de pensamento; decisões estratégicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com