TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O quadro do sistema de catalogação de materiais

Seminário: O quadro do sistema de catalogação de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Seminário  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  348 Visualizações

1) ORIGENS

O marco dos sistemas de catalogação de material foi a criação do código de materiais baseado no” Decimal Classification”, baseado ainda nos estudos de biblioteconomia, e realizado por Melville Louis K. Dewer.

Os métodos modernos de registros consolidaram-se. A utilização de códigos decimais aperfeiçoados levaram ao surgimento do FSC - Federal Supply Classification (EUA). Estágio final do desenvolvimento moderno da catalogação de material, pela simplicidade de sua filosofia e utilização.

No Brasil esta consolidação surgiu com a criação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

2) FUNDAMENTO

Os sistemas de classificação são imprescindíveis para a organização pois sem eles não existe um controle eficiente de estoques, procedimentos de armazenagem adequados e uma operacionalização de maneira correta.

Para que exista a função de catalogação de material é necessário que os materiais e os fornecedores da empresa sejam corretamente identificados, recebendo um código, um número e tais informações sejam registradas em documentos adequados para o conhecimento e uso da empresa.

Conceito: É o conjunto de tarefas, normas e procedimentos necessários à obtenção de uma informação e sua inclusão em um catálogo.

3) OBJETIVO

Definir uma catalogação, simplificação, especificação, normalização, padronização e codificação de todos os recursos materiais componentes do sistema logístico da organização. Simplificar pode significar uma grande redução de uma grande diversidade de um mesmo item de suprimento, utiliz

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com