TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística E Sistema De Movimentações De Materiais Nos CDs: (Abordagem Tecnológica E Humana)

Dissertações: Logística E Sistema De Movimentações De Materiais Nos CDs: (Abordagem Tecnológica E Humana). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  5.983 Palavras (24 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 24

1. Introdução

Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso como requisito parcial para obtenção de titulação, baseado na movimentação de materiais em centro de Distribuição. Possuindo uma Tendo relevância dentro de uma abordagem tecnológica e humana, visando aperfeiçoar os processos produtivos nos CD’s, encarando como elemento primordial o potencial humano na transmissão dos dados gerados em sistemas integrados manuseados por colaboradores.

Para tanto , a necessidade de treinamento adequado às atividades a serem desenvolvidas dentro de área especifica , tem sido negligenciada por algumas empresas. Dessa forma, os desempenhos dentro das áreas operacionais não atingem os objetivos desejados.

Com a identificação dos pontos a serem corrigidos, e a aplicação de um método de treinamento cujo conceito, objetiva disseminar boas praticas e busquem o aprimoramento dos profissionais envolvidos, haverá uma motivação maior, e consequentemente uma melhor operacionalidade em todos os processos produtivos dentro da cadeia logística.

1.1 Objetivo

Esta pesquisa científica tem por objetivo estudar o comportamento da movimentação de materiais em Centro de Distribuição e a relação dos colaboradores com os aspectos organizacionais, visando atender as expectativas dos processos produtivos com consciência, cooperação, e organização das áreas onde as atividades são desempenhadas.

1.2 Justificativa

A importância desta pesquisa reside na conscientização dos cooperadores que atuam na movimentação de materiais, demonstrando melhorias no comportamento organizacional baseado na melhor operacionalidade do Centro de Distribuição.

1.3 Metodologia da Pesquisa

Esta pesquisa se desenvolve através da revisão da bibliografia pertinente ao tema, bem como a demonstração de um plano de ação baseado em melhoria continua, a fim de estimular, conscientizar, e mostrar aos colaboradores da empresa que é possível alcançar índices de produtividade aceitável, e, acima de tudo com organização.

2. Fundamentação da Pesquisa sobre Logística

O conceito de logística existe desde a década de 40, foi utilizado pelas Forças Armadas norte-americanas. Ele relacionava-se com todo o processo de aquisição e fornecimento de materiais durante a Segunda Guerra Mundial, e foi utilizado por militares americanos para atender a todos os objetivos de combate da época.

KOBAYASHI (2000) conceitua a logística como: designação que descreve a integração de duas ou mais atividades com o fim de planificar, concretizar e controlar um fluxo eficiente de matérias-primas, produtos semi-acabados e produtos acabados, do local de origem ao local de consumo. Estas atividades podem incluir, sem que a lista seja limitativa: o serviço oferecido aos clientes; a previsão da procura; as comunicações ligadas à distribuição; o controle dos estoques; a manutenção dos materiais; o tratamento das encomendas; o serviço pós-venda e de acessórios; a escolha da localização das fábricas e entrepostos; as compras; a embalagem; o tratamento das mercadorias entrepostos; as compras; a embalagem; o tratamento das mercadorias devolvidas; a negociação ou reutilização de elementos recuperáveis ou destinados à sucata; a organização dos transportes e o transporte efetivo das mercadorias, assim como o armazenamento e a formação de estoques.

Segundo Moura, (2003) “ a logística consiste em fazer chegar a quantidade certa das mercadorias certas ao ponto certo, no tempo certo, nas condições desejáveis e ao mínimo custo”.

Para BALLOU, (1993) “Logística é o sistema de planejamento, implementação e controle, eficiente e eficaz, do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as exigências do cliente”

A logística constitui-se num sistema global, formado pelo inter-relacionamento dos diversos segmentos ou setores que a compõem.

Como qualidade e preço de entrega não são mais diferenciais, o serviço se tornou um fator gerador de competitividade, e a logística está intimamente ligada ao atendimento ao cliente e ao fator tempo.

Quem não se lembra de como era comprar determinado produto até o fim dos anos 1970, quando poucas empresas dominavam o mercado oferecendo poucas opções de produtos e impondo preço,qualidade e prazos.

Era uma época em que a procura pelos produtos era maior do que a oferta, e os investimentos, quando existiam eram direcionados para aumentar a capacidade produtiva. Como qualidade e preço não são mais diferenciais (quem não tem não sobreviveu à década de 1980).

Na década de 1990 a competitividade obrigou as empresas a buscarem novos mercados e a derrubarem barreiras internacionais. Estes anos foram marcados pela formação dos blocos de livre comércio.

Hoje em dia, podemos entender logística como gerenciamento do fluxo físico de materiais que começa com a fonte de fornecimento no ponto de consumo. É mais do que uma simples preocupação com produtos acabados, o que era a tradicional preocupação da distribuição física. Na realidade a logística está preocupada com a fábrica e os locais de estocagem, níveis de estoques e sistemas de informação, bem como com seu transporte e armazenagem.

2.1 A importância da Logística nas Organizações

A logística hoje representa um fator-chave para a sobrevivência das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com