TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O valor obtido experimentalmente coincide com o valor padrão?

Seminário: O valor obtido experimentalmente coincide com o valor padrão?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

O valor obtido experimentalmente coincide com o valor tabelado? Como você explica esse fato?

Béquer de 250 mL, termômetro de laboratório, lamparina (ou bico de gás, ebulidor, trempe de fogão), tripé de amianto (no caso de ser usada uma lamparina ou um bico de gás).

Procedimentos: o que fazer

• Leia as instruções antes de começar a experiência.

• Coloque água até a metade do béquer. Meça a temperatura do sistema com um termômetro e anote-a em seu caderno. O valor dessa temperatura corresponderá ao tempo inicial (zero minuto).

• Coloque o béquer sobre o tripé com a tela de amianto e inicie o aquecimento acendendo a lamparina (ou o bico de gás, ou ligando o ebulidor). Anote a temperatura de 2 em 2 minutos. Se seu sistema de aquecimento for o bico de gás ou o ebulidor, anote de 30 em 30 segundos.

Observação: faça a leitura com o termômetro um pouco abaixo da superfície do líquido e nunca encostado no fundo do recipiente.

• Com os dados obtidos, monte em seu caderno uma tabela da temperatura da água (ºC) X tempo de aquecimento (minutos) enumerando as medidas. Observe e anote as modificações na água à medida que a temperatura for se elevando até atingir o ponto de fervura. Fique atento ao aparecimento de bolhas.

• Quando a água entrar em ebulição, faça mais dez leituras.

3. Construção do gráfico temperatura X tempo de aquecimento para a água

• Construa um gráfico temperatura da água (T) X tempo de aquecimento (t) numa folha de papel milimetrado (ou papel quadriculado) com os dados da tabela montada no item anterior. Assinale o tempo (t) no eixo horizontal (abscissa) e a temperatura (T) no eixo vertical (ordenada). Seu gráfico deverá conter o título (temperatura da água X tempo de aquecimento) e a escala em que foi construído. Identifique, no gráfico, as regiões correspondentes ao aquecimento do líquido e à transformação dele em vapor.

4. Responda às Questões

Q3- De que são constituídas as bolhas que se formam no interior da água durante o aquecimento, antes da fervura (ebulição)?

Q4- De que são constituídas as bolhas que sobem para a superfície da água durante sua ebulição?

Q5- Quando a água entrou em ebulição, o que você observou com relação à temperatura do sistema?

Q6- Compare o que você observou sobre a temperatura do sistema com a sua resposta em Q1. Sua expectativa foi confirmada pela experiência? Como você explica o fato observado?

Q7- Compare o que você observou sobre a temperatura do sistema com a resposta em Q2. Sua expectativa foi confirmada pela experiência? Como você explica o fato observado?

Q8- Outros líquidos puros, como a glicerina, teriam comportamento igual ao da água (temperatura constante durante a ebulição)? Justifique sua resposta.

Q9- Dá-se o nome de temperatura de ebulição à temperatura constante na qual um líquido puro se transforma em vapor. No caso da água, o valor tabelado é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com