TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obejtivos Gerais e Específicos

Tese: Obejtivos Gerais e Específicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA NOTURNO

GLORIA MOREIRA LOPES

GENILZA LIMA DOS SANTOS

IONE RODRIGUES DE OMENA

JOSEFA MARIA AURELIANO DE LIMA

JOSÉ CRISTINAO DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Maceió

2

GLORIA MOREIRA LOPES

GENIZA LIMA DOS SANTOS

IONE RODRIGUES DE OMENA

JOSEFA MARIA AURELIANO DE LIMA

JOSÉ CRISTINAO DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia Noturno da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Política e Gestão dos Espaços Educativos, Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnologias da Educação.

Profs. Josilaine B. Ricci Nascimento, Melina Klaus, Okçana Batinni, Edilaine Vagula.

Maceió

2012

INTRODUÇÃO

Entende-se que a escola deve ser capaz de atender seus alunos em suas especificidades e singularidades e isso é válido para todos, não só para os que possuem alguma necessidade educacional especial. Todas as pessoas apresentam diferentes características, se sobressaem em algumas áreas e apresentam dificuldade em outras, e isso precisa ser respeitado e levado em conta na hora da aprendizagem e do convívio social.

A integração é utilizada no ambiente escolar e não-escolar, onde se caracteriza pelo fato de que espaços são criados para pessoas de todas as culturas, etnias, credos, opção sexual e as demais características da diversidade do povo brasileiro. Para tal temos o currículo escolar e as novas tecnologias como ferramenta para a introdução de conteúdos e conhecimentos que forjarão os cidadãos do futuro isentos de preconceitos.

O presente trabalho refere-se a informações sobre uma escola de médio porte de ensino infantil e fundamental localizada no bairro do Prado, da cidade de Maceió, quanto ao seu Projeto Político Pedagógico, seus recursos tecnológicos, a capacitação do corpo docente para sua utilização, além da sugestão de um projeto para a que haja uma melhoria do aprendizado através do uso dos recursos tecnológicos existentes.

Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um questionário sugerido pela Instituição de Ensino através do qual foram extraídos os dados para a composição do projeto sugerido e da conclusão do presente trabalho que abrange as disciplinas de Política e Gestão dos Espaços Educativos, Currículo, Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnologias da Educação.

DESENVOLVIMENTO

Parte I

No panorama atual das escolas públicas e privadas percebe-se que há um grande interesse de se introduzir novas tecnologias como recursos para facilitar o aprendizado tendo acesso às informações o mais rápido possível. No Colégio Ícone não é diferente. Já com mais de 15 anos no mercado educacional, este tem investido em melhorias e atualizações de seus recursos dentro do que seu porte permite. Visto que é uma escola de médio porte de um bairro da periferia da nossa capital.

Em suas salas de aula dispõe-se de lousa branca e pincel, substituindo o quadro negro e o giz. A biblioteca possui um aparelho de audio além dos livros das estantes. Há uma sala de vídeo para aulas expositivas audiovisualmente. E a nova aquisição que é a sala de informática com internet. Esta monitorada por uma facilitador.

Para o laboratório de informática, a escola dispõe de um técnico que orienta e ministra as aulas de informática. Em horário em que não há aula do curso normal para os discentes do colégio é ministrado curso de informática para a comunidade a preços bem acessíveis com o intuito de integração com a sociedade e obter fundos para amanutenção do laboratório.

O curso de informática também é ministrado para o corpo docente e demais funcionários gratuitamente com o objetivo de capacitação. Regularmente ao início de cada semestre é feita uma reciclagem com os facilitadores da disciplina de informática. Neste é ofertado o curso de Word, Excell e Power Point básico e intermediário, além de internet e noções de windows para todos.

Sabendo-se que o laboratório de informática ainda não comporta uma turma inteira de uma só vez os professores não outiliza regularmente. No dia a dia permanece ainda a lousa e o pincel sendo acompanhado pela leitura no livro didático. Todavia, quando necessário e devidamente agendado, o laboratório de informática pode ser utilizado para pesquisa pelos alunos que são orientados por um facilitador que encontra-se a disposição no horário letivo e no contraturno.

Devido aos poucos recursos financeiros disponibilizados para investimento em novas tecnologias a escola não dispõe de software educativo. As aulas de informática são bem tecnicas dentro dos programas disponíveis nas máquinas. E, infelizmente, os órgãos públicos não contempla nenhum projeto para tal destino em escolas privadas. Estas devem utilizar de recursos próprios para a inclsão digital. Apesar de ser normativa esta prática, assim como a inclusão de alguns temas no currículo escolar. Podemos citar como exemplo a cultura indígena.

O Projeto Político Pedagógico da escola ainda está desatualizado, mas apresenta alguns indicativos do uso de recursos tecnologicos para o desenvolvimento do conhecimento e facilitador da aprendizagem. Todavia, este não saiu do papel.

Parte II - Projeto

I

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com