TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observe A Seguinte Frase, Dita Por Um Alpinista Durante Uma Expedição Que Almejava Chegar Ao Cume De Uma Montanha Na América Do Sul:

Casos: Observe A Seguinte Frase, Dita Por Um Alpinista Durante Uma Expedição Que Almejava Chegar Ao Cume De Uma Montanha Na América Do Sul:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 5

A Evolução da Teoria Administrativa

Atividades da Unidade I – A Evolução da Teoria Administrativa

1 – Atividades de leitura: Deverá ser realizada leitura dos assuntos constantes da unidade 1, com especial atenção para os seguintes pontos:

• A abordagem clássica da administração

• A Abordagem Sistêmica

• A Abordagem Cultural

2 – Responder as seguintes questões dissertativas e a avaliação de conhecimentos.

2.1 Questões dissertativas 1. De que forma o estudo de Adam Smith contribuiu para a administração?

Adam Smith deu importância ao planejamento e a organização dentro das funções da Administração. Em sua análise abordou que divisão do trabalho elevava a produtividade por aumentar a habilidade e a destreza de cada trabalhador em determinada tarefa.

2. Explique qual foi o foco dos estudos de Frederick Taylor.

Seu foco era a supervisão de pessoas no trabalho, em seus princípios deu importância a divisão do trabalho, a coordenação, o treinamento e aplicação do método científico aos trabalhos. Através da realização de ensaios científicos que realizavam várias combinações de procedimento, técnicas e ferramentas.

3. Explique qual o foco dos estudos e Henri Fayol

Seu foco estava voltado para a estruturação das empresas, em função das atividades de todos os gerentes. Afirmou que a administração era uma atividade comum a todos os empreendedores humanos na empresa, no governo e mesmo em casa. E fez análise de 14 princípios administrativos: Divisão do trabalho; Autoridade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação dos interesses individuais ao interesse geral; Remuneração; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Eqüidade; Estabilidade na ocupação dos cargos; Iniciativa e Espírito de equipe.

4. Explique o foco dos estudos de Max Weber

O foco de Max Weber baseava-se na Teoria Burocrática, ou seja, desenvolveu a teoria das estruturas de autoridade e descreveu a atividade organizacional em função das relações de autoridade. Caracteriza-se pela divisão de trabalho, uma hierarquia definida, com regras e regulamentos detalhados e relações impessoais.

5. Por que os estudos de Mary Parker Follet é tão atual?

Porque suas idéias humanísticas têm influência sobre o modo como hoje encaramos a motivação, a tomada de decisões, a liderança, a equipe, o poder e autoridade. Pois em seu estudo fez análise da união grupal dentro do processo administrativo de uma empresa.

6. Qual a principal conclusão dos estudos de hawthorne?

Concluíram que o ambiente não influencia o grupo, mas sim a cumplicidade entre o grupo, notou que comportamento e sentimentos eram estreitamente relacionados, notando que as influencias do grupo afetavam o comportamento individual. Ou seja, no caso de um grupo ao exercer uma determinada tarefa, ao realizar essa união havia uma preocupação individual com os outros parceiros de trabalho.

7. Como você relacionaria os ensinamentos de Dale Carnegie e as práticas da administração atual?

Na administração atual as empresas adotam a prática do movimento das relações humanas, ou seja, preocupação com a satisfação do funcionário que reflete em um trabalho bem desempenhado. Carnegie em seus ensinamentos adota esta idéia, de que o caminho do sucesso depende da cooperação, o que atualmente ocorre na prática de administração de empresas.

8. Qual o seu entendimento em relação à motivação segundo Abraham Maslow. O gerente é capaz de motivar os funcionários ou são os funcionários que se automotivam? Explique

Os funcionários se automotivam, pois existe um grau de hierarquia de auto-realização que depende do próprio funcionário alcançar. Uma vez alcançada o funcionário sente o estímulo de realizar seu trabalho. O gerente pode ajudar nessa motivação não atrapalhando a capacidade de auto-realização do funcionário.

9. Frederick Herzberg aplica a teoria de Maslow nas organizações. O que quer dizer Herzber com fatores higiênicos? E com os fatores motivacionais?

Os fatores higiênicos são focos a serem realizados para evitar a insatisfação do funcionário. Porém a influência desses fatores não eleva essa satisfação por muito tempo. A partir daí surgem os fatores efetivamente motivacionais, que foca o aumento da motivação do trabalho, que relacionam com realização pessoal, carreira, reconhecimento, natureza do trabalho e responsabilidade.

10. A Teoria de Sistemas mostra que as organizações devem se abrir ao ambiente. Explique o ambiente que cerca uma empresa.

Uma empresa é cercada por um conjunto de interações que envolvem a empresa, são os clientes, os fornecedores, os concorrentes, etc., a globalização exige que a empresa se intere com as organizações que a relacionam com o seu ambiente e na busca do interesse. Pois uma empresa não é auto-suficiente, ela é dependente de seu ambiente para os insumos necessários à sua sobrevivência e para alcançar seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com