TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saiba Tudo O Que Acontece Durante A Contratação De Um Financiamento Imobiliário

Trabalho Escolar: Saiba Tudo O Que Acontece Durante A Contratação De Um Financiamento Imobiliário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 3

Saiba tudo o que acontece durante a contratação de um financiamento imobiliário

Quanto tempo demora?

O tempo de duração da solicitação do financiamento, desde a primeira simulação realizada no banco até a liberação dos recursos ao vendedor do imóvel, varia para cada instituição financeira. Em média, no entanto, são necessários de 30 a 45 dias para a finalização da operação. Em alguns bancos, o processo pode ser finalizado em 15 dias, embora isso seja mais raro de acontecer. E em outras instituições, por outro lado, a liberação dos recursos demora e pode levar mais de três meses.

Por onde começar?

O economista José Pereira Gonçalves, especialista em mercado imobiliário, orienta que as pessoas realizem simulações em três ou quatro instituições distintas. Muitas vezes, elas oferecem esse serviço em seus sites. Com o levantamento em mãos, você terá como saber o valor máximo que será financiado e o quanto você terá que dar de entrada.

Dica: Faça uma simulação no banco em que você é cliente, pois a instituição já terá, em princípio, a partir do seu cadastro, um conhecimento sobre a sua renda. Mas nunca fique restrito à instituição onde você é correntista, pois outros bancos podem oferecer mais vantagens.

Aprovação do crédito

Depois de feita a pesquisa inicial, você pode ir a uma agência bancária para começar a primeira etapa da contratação de um financiamento: a aprovação do crédito.

• Facilidade: Este procedimento costuma ser bastante rápido - em algumas instituições, a aprovação pode ser feita na hora!

1º passo: O agente bancário faz uma nova simulação do futuro financiamento;

2º passo: Caso o cliente queira solicitar a aprovação, algumas documentações são exigidas, como contra cheques para comprovação de renda, histórico do cartão de crédito, comprovantes de outros investimentos ou outros documentos que o banco pedir;

3º passo: O agente bancário também verifica a situação do cliente junto a instituições financeiras como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa e Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen) e confere se há algum impedimento para a liberação do crédito;

4º passo: Depois de ter a aprovação, o cliente tem um prazo específico determinado pelo banco para entregar a documentação referente ao comprador, ao vendedor e ao imóvel. Essa etapa faz parte da contratação do financiamento. Confira abaixo em detalhes.

Em algumas instituições, até a aprovação do crédito, não é necessário que o comprador já saiba qual imóvel será financiado. O crédito aprovado pode, inclusive, ser uma vantagem na hora da negociação junto ao vendedor

Contratação do crédito

Esta é a etapa final para obter o crédito imobiliário e tem início com a entrega de toda a documentação. Saiba o que acontece:

1º passo: Com a documentação entregue pelo cliente, o banco dá início à análise jurídica de todos os documentos;

• Veja aqui a documentação básica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com