TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ofício

Tese: Ofício. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Ofício

O que é?

Um ofício é uma correspondência oficial, enviada normalmente a funcionários ou autoridades públicas. O ofício é o tipo mais comum de correspondência oficial expedido por órgãos públicos, em objeto de serviço. Seu destinatário, no entanto, além de outro órgão público, pode ser também um particular.

Para que serve?

O conteúdo do ofício é matéria administrativa, mas pode vincular também matéria de caráter social, oriunda do relacionamento da autoridade em virtude de seu cargo ou função. O documento é utilizado para reivindicarmos algo ou então fazer a solicitação para alguma coisa. Ele deve ser escrito dentro da norma culta da língua portuguesa e encaixado dentro de um corpo para que o texto não fuja do assunto. É necessário ser coerente e apresentar argumentos necessários para que o documento seja atendido.

Características

Podemos destacar como principais características de um ofício: Deve ser datilografado em folha de papel ofício, respeitando-se os espaços de 5 cm na margem esquerda e 2 cm na direita, aproximadamente. O número do ofício, seguido do ano, deve ser escrito à esquerda, no alto da folha; na mesma linha, à direita, vem a indicação do local e da data. Depois de um pequeno espaço, vem o vocativo com que nos dirigimos ao destinatário (Senhor Diretor, Senhor Secretário, Senhor Embaixador, etc.). No encerramento, usam-se algumas fórmulas como: Aproveitamos o ensejo para manifestar nossos protestos de estima e apreço ou Aproveitamos a oportunidade para apresentar nossos protestos de consideração e apreço, etc. O emissor deve assinar o ofício e, logo abaixo da assinatura, devem vir seu nome completo e o cargo. O nome completo do destinatário deve vir ao pé da folha, à esquerda. Alguns redatores acrescentam o endereço do destinatário, mas achamos que essa informação é desnecessária, pois só interessa ao Correio e já está escrita no envelope. A Abreviatura DD. significa "digníssimo". Outras abreviaturas muito usadas: D. (digno), M.D. (muito digno). Por último, escrevem-se as iniciais dos nomes do redator e do datilógrafo.

Bibliografia: Wikipédia e Estudos de Redação – Douglas Tufano,

Editora Moderna

Fonte: www.wikipedia.com.br e http://aprendereaplicar.blogspot.com.br/2009/11/secretaria-de-educacao-de-sao-paulo.html. Em 18/05/2013 as 14:23 hs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com