TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação

Trabalho Escolar: Orientação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES:

A realização desta prática será diferente no direcionamento do foco das percepções que serão exigidas de você, no que se refere à atenção, à observação e à investigação sob as diferentes formas de aprender, bem como as diferentes formas de ensinar, além da relevância acerca da mediação e da intervenção, necessárias ao educador na realização de sua prática pedagógica, com todas as crianças, sobretudo com aquelas portadoras de necessidades educacionais especiais.

É bom saber:

Quando a mãe ganha um bebê diferente daquele que esperava, pode viver ou manifestar uma grande frustração. Muito compreensível, porque não é o que sonhava ou desejava.

Na maioria das vezes, nós, professores, também nos frustramos quando lidamos com alunos que divergem do padrão de normalidade, estabelecido por nós e pela sociedade. Isso também é natural. O que não pode acontecer conosco é deixar o sentimento de impossibilidade tomar conta do espaço educativo e da nossa prática pedagógica.

Vislumbrar possibilidades é um constante hábito, um exercício que realizamos naturalmente, mas que não deve, no contexto do processo educativo, focar nossa atenção nas deficiências do aluno, mas sim nas habilidades e competências que ele possui ou que possa vir a desenvolver.

Pontuando questões como essa, a nossa conversa, no decorrer desta prática de ensino, fluirá com mais clareza e, consequentemente, discutiremos sobre situações que possam nos levar a aprender a lidar com as diferenças.

O choque, a frustração, o sentimento de pena ou culpa são sensações que influenciam a interação entre os envolvidos no processo educativo e podem, também, ser considerados como responsáveis pela desconstrução de um vínculo saudável na sala de aula, sobretudo, pela limitação do processo de desenvolvimento e educação da criança.

Para podermos assegurar a nossa aprendizagem para interagir, conviver e aceitar nossos alunos com necessidades especiais, é importante que recorramos aos estudos realizados, principalmente, aqueles estudos que se relacionam com o desenvolvimento infantil, nas suas mais diversificadas dimensões.

Dessa forma, sabendo um pouco mais sobre a criança com deficiência visual, propomos, a seguir, o desenvolvimento de algumas atividades. Vamos lá?!

Atenção!! Para a realização desta Prática, você deverá realizar as atividades propostas em avaliação continuada e postá-la até a 7ª quinzena.

Atividade 1: Faça a leitura do livro “A felicidade das borboletas”, de Patrícia Engel Secco (esse livro é uma obra que foi publicada como encarte na revista Nova Escola, n. 211, de abril de 2008). Após a leitura da obra indicada, responda: Por quem você acha que a mãe da Marcela foi orientada para lidar com a sua filha? Como foi essa orientação? Caso você fosse procurada por uma mãe, como você a orientaria na educação escolar de sua filha? Para qual escola encaminharia a criança? Na história, Marcela aprende a dançar com o apoio das colegas. Como será que essa interação aconteceu? Como Marcela foi estimulada? Em sua opinião, Marcela apresenta problemas cognitivos, afetivos e sociais? Por quê? Registre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com