TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 10 Principios Da Economia

Dissertações: Os 10 Principios Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO A ECONOMIA

OS 10 PRINCIPIOS DA ECONOMIA

1- TRADEOFF – é o termo econômico p uma situação de escolha conflitante. Aonde se consegue o uso de um recurso escasso, mas se perde outro.

EX: Comprar um carro, ganha-se o carro, mas perde-se o dinheiro.

2- CUSTO DE OPORTUNIDADE – é o que você abre mão para obter um item.

EX: O custo de oportunidade de cursar uma universidade é o salário que não se ganha enquanto se estuda.

3- AS PESSOAS RACIONAIS PENSAM NA MARGEM – um tomador de decisões racionais executa uma ação se, e somente se, o benefício marginar for maior que o custo marginal.

EX: Uma loja adquiriu mercadorias no valor de 100.000, ao vender a metade ela já conseguiu o retorno dos 100.000, portanto, o que ela vender de agora pra frente é lucro.

4- AS PESSOAS REAGEM A INCENTIVOS – os incentivos são fatores externos que influenciam na tomara de decisão das pessoas.

EX: Quando o preço da maça aumenta, as pessoas optam por comprar menos maças, ao mesmo tempo, os fazendeiros decidem contratar mais trabalhadores e colherem mais maças, ou seja, o mercado incentiva que menos pessoas comprem um produto e que os produtores aumentem a produção.

5- O COMÉRCIO PODE SER BOM PARA TODOS – a concorrência é um fator interessante.

EX: Digamos que eu tenho duas empresas, a concorrência entre as duas promove produtos mais elevados, maiores opções de escolha, e diminuem o preço.

6- OS MERCADOS SÃO GERALMENTE UMA BOA MANEIRA DE ORGANIZAR A ATIVIDADE ECONOMICA – perseguindo os próprios interesses pessoais, as pessoas enobrecem e elevam o mercado.

EX: "Não é da benevolência do açougueiro, do padeiro, do cervejeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles tem pelos seus próprios interesses. Cada indivíduo não tem a intenção de promover o bem público e nem sabe o quanto promove, ao perseguir o próprio interesse, frequentemente se atinge o interesse social de forma mais eficaz do que faria se prestasse a promovê-lo.

7- AS VEZES OS GOVERNOS PODEM OTIMIZAR OS MERCADOS – quando existem características de externalidade ou de poder de mercado, certas políticas públicas bem concebidas podem aumentar a eficiência econômica, e é óbviu que em muitos casos ocorrem erros.

EX: Se houver apenas um poço na cidade, todas as pessoas dependem apenas do proprietário desse poço, logo, seria tarefa do governo abrir vários outros poços.

Externalidade – define mais a assuntos de ordem natural (ex: furacões, desastres, poluição).

Poder de mercado – é o impacto da ação de determinado agente econômico sobre os que estão a sua volta (ex: uma pessoa detentora de boa parte do mercado que resolve influenciar indevidamente os preços, para obter lucro).

8- O PADRÃO DE VIDA DE UM PAÍS DEPENDE DA SUA CAPACIDADE EM PRDUZIR BENS E SERVIÇOS – quando maior a quantidade de bens e serviços produzidos, maior é a produtividade e os lucros, logo, quando melhores as ferramentas e a tecnologia disponível, o conhecimento do trabalhador, melhor a produtividade e a renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com