TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Da Economia

Artigo: Princípios Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 6

Define-se como economia o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Envolve ainda o estudo de como as pessoas tomam suas decisões e a interação de umas com as outras, além de forças e tendências que afetam a economia. Apesar de suas inúmeras facetas, a economia pode ser apresentada em dez ideias centrais. Os 4 primeiros princípios tratam do comportamento das pessoas que formam a economia, portanto, o comportamento da própria economia. Do quinto ao sétimo trata-se da forma em que as pessoas interagem entre si. As demais tratam do funcionamento da economia como um todo.

Princípio 1: Pessoas enfrentam Tradeoffs

Quando as pessoas estão agrupadas em sociedade, elas se deparam como diferentes conflitos de escolha, decisões onde precisam abrir mão de alguma coisa em função de outra. Um grande tradeoff que a sociedade enfrenta é o da eficiência e equidade. Eficiência significa que a sociedade o máximo possível de seus recursos escassos. Equidade envolve a distribuição justa dos benefícios de tais recursos entre os membros da sociedade. Esses dois conceitos entram em conflito quando se formulam politicas governamentais. Exemplo disso é que políticas que contribuem para a equidade por redistribuir recursos para os mais pobres também diminuem a eficiência por reduzir a recompensa pelo esforço de trabalho. É importante reconhecer os diversos tradeoffs da vida porque as pessoas só tomam decisões acertadas se entenderem as opções disponíveis.

Princípio 2: O custo de alguma coisa é do que você desiste para obtê-la

As decisões tomadas pelas pessoas exige comparação entre custos e benefícios, considerando-se que o custo de alguma ação algumas vezes não é tão obvio a primeira vista. Ao tomar uma decisão é preciso estar atento ao custo de oportunidade que acompanha cada ação, ou seja, levar em conta aquilo que se abre mão para obter um item.

Princípio 3: Pessoas racionais pensam na margem

Pequenos ajustes incrementais a um plano de ação, denomina-se alterações marginais. Para a tomada de melhores decisões tanto pessoas como empresas se beneficiam por pensarem na margem. Um tomador de decisões racional só empreende uma ação se o benefício da mesma exceder seu custo marginal.

Princípio 4: Pessoas respondem a incentivos

A comparação de custo e benefício é fator essencial para a tomada de decisões das pessoas, portanto o comportamento das mesmas pode mudar com a alteração dos custos e benefícios. Por isso é importante para os quem formula políticas publicas o papel dos incentivos determinantes do comportamento das pessoas. Pois quando se deixam de considerar as mudanças de comportamento, suas políticas podem ter efeitos não pretendidos.

Como exemplo, se pode citar a lei do cinto de segurança. A mesma diminui as mortes de motoristas no trânsito, porém aumenta o número de acidentes, pois a prudência e velocidade são os fatores relevantes do caso. Quanto menos prudência e mais velocidade, mais acidentes. Consequentemente, mais mortes de pedestres devido a sua vulnerabilidade. Portanto, o efeito líquido da lei é ambíguo. Esse exemplo mostra que ao analisar qualquer política e preciso considerar além de impactos diretos, consequências indiretas que decorrem da aplicação de incentivos.

Princípio 5: O comércio pode melhorar a situação de todos

Os países se beneficiam da capacidade de negociar uns com os outros, assim como também as famílias. Famílias se beneficiam do comércio por poderem comprar uma maior variedade de bens e serviços a um custo menor. Da mesma forma, o comercio permite aos países se especializarem no que fazem de melhor e desfrutar de uma maior variedade de bens e serviços.

Princípio 6: Os mercados são, em geral, uma boa forma de organizar a atividade econômica

No comunismo, planejadores centrais do governo decidiam que bens e serviços produzir, quanto produzir e quem produziria e consumiria, com o objetivo de promover o bem-estar econômico para o país como um todo. Hoje a economia predominante é a de mercado, que consiste em uma economia que aloca recursos através das decisões decentralizadas de muitas empresas e famílias quando estas interagem em um mercado de bens e serviços. A mesma tem sido bem sucedida em organizar a atividade econômica e promover o bem-estar econômico geral.

Os resultados desejáveis do mercado são guiadas por “uma mão invisível” , a mesma dirige a atividade econômica por meio dos preços. Os preços refletem tanto o valor que a sociedade atribui a um bem quanto os custos em que ela incorre para produzi-lo.

O fracasso do comunismo se deu pelo fato de que o governo impedia que os preços se ajustassem a situação de oferta e demanda. Eles estavam tentando conduzir a economia com uma mão amarrada nas costas.

Principio 7: Os governos podem as vezes melhorar os resultados do mercado

Os governos podem intervir na economia para promover a eficiência ou equidade. Isso porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com