TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dez Mandamentos Para Análise De Textos - Evanildo Bechara

Pesquisas Acadêmicas: Os Dez Mandamentos Para Análise De Textos - Evanildo Bechara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 8

• Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contacto com o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado, desenvolvido.

Observar que um parágrafo em relação ao outro pode indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.

Sublinhar, em cada parágrafo, a idéia mais importante (tópico frasal).

Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.

Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc., para não se confundir no momento de responder à questão.

Escrever, ao lado de cada parágrafo ou de cada estrofe, a idéia mais importante contida neles.

Não levar em consideração o que o autor quis dizer, mas sim o que ele disse; escreveu.

Se o enunciado mencionar tema ou idéia principal, deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão.

Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se com o desenvolvimento.

Tomar cuidado com vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.).

Compreensão (ou Intelecção) e Interpretação de Texto

Compreensão ou Intelecção de textos – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta:

As considerações do autor se voltam...

Segundo o texto está correta...

De acordo com o texto, é incorreto...

Tendo em vista o texto, é incorreto...

O autor sugere ainda que...

De acordo com o texto é certo...

O autor afirma...

Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente é encontrado da seguinte maneira:

O texto possibilita o entendimento de que...

Com apoio no texto, infere-se que...

O texto encaminha o leitor para...

Pretende o texto mostrar que o leitor...

O texto possibilita deduzir-se que...

Três Erros Capitais Na Análise De Textos

Extrapolação – é o fato de se fugir do texto. Ocorre quando se interpreta o que não está escrito. Muitas vezes são fatos reais, mas que não estão expressos no texto. Deve-se ater somente ao que está relatado.

Redução – é o fato de se valorizar uma parte do contexto, deixando de lado a sua totalidade. Deixa-se de considerar o texto como um todo para se ater apenas à parte dele.

Contradição – é o fato de se entender justamente o contrário do que está escrito. É bom que se tome cuidado com algumas palavras, como: pode, deve, não, verbo ser, etc.

Lingüística Textual

Para não ser ludibriado pela articulação do contexto, é necessário que se esteja atento à coesão e à coerência textuais.

Coesão textual é o que permite a ligação entre as diversas partes de um texto. Pode-se dividir em três segmentos: coesão referencial, coesão seqüencial e coesão recorrencial.

Coesão referencial – é a que se refere a outro elemento do mundo textual.

Exemplos:

O presidente George W. Bush ficou indignado com o atentado no World Trade Center. Ele afirmou que castigará os culpados. (retomada de uma palavra gramatical  referente "Ele" = "Presidente George W. Bush")

De você só quero isto: a sua amizade. (antecipação de uma palavra gramatical  "isto" = "a sua amizade")

O homem acordou feliz naquele dia. O felizardo ganhou um bom dinheiro na loteria. (retomada por palavra lexical  "o felizardo" = "o homem")

Coesão seqüencial – é feita por conectores ou operadores discursivos, isto é, palavras ou expressões responsáveis pela criação de relações semânticas (causa, condição, finalidade, etc.). São exemplos de conectores: mas, dessa forma, portanto, então, etc.

Exemplos:

Ele é rico, mas não paga as suas dívidas.

Observe-se que o vocábulo "mas" não faz referência a outro vocábulo; apenas conecta (liga) uma idéia a outra, transmitindo a idéia de compensação.

Coesão recorrencial – é realizada pela repetição de vocábulos ou de estruturas frasais semelhantes.

Exemplos:

Os carros corriam, corriam, corriam.

O aluno finge que lê, finge que ouve, finge que estuda.

Coerência textual é a relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.

Um fato normal é coesão textual levar à coerência; porém pode haver texto com a presença de elementos coesivos, e não apresentar coerência.

Veja o texto abaixo:

O presidente George W. Bush está descontente com o grupo Talibã. Estes eram estudantes da escola fundamentalista. Eles, hoje, governam o Afeganistão. Os afegãos apóiam o líder Osama Bin Laden. Este foi aliado dos Estados Unidos quando da invasão da União Soviética ao Afeganistão.

Comentário:

Ninguém pode dizer que falta coesão a este parágrafo. Mas de que se trata mesmo? Do descontentamento do Presidente dos Estados Unidos? Do grupo Talibã? Do povo Afegão? Do Osama Bin Laden? Embora o parágrafo tenha coesão, não apresenta coerência, entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com