TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Maias

Resenha: Os Maias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

O Sarau realizou-se no Teatro da Trindade e tinha como objectivo angariar fundos para as vítimas das inundações do Ribatejo.

A sociedade aderiu bastante bem ao evento, até as classes altas e a família real se encontravam presentes.

Os eventos que lá tomaram lugar eram de caracter: musical, oratório e poético.

Neste episódio, Eça, pretende fazer um retrato critico da sociedade lisboeta dos finais do séx.XIX.

A superficialidade das conversas, a insensibilidade artística, a ignorância dos dirigentes, a oratória fraca dos políticos e os excessos do Ultra-Romantismo constituem os objectivos críticos do episódio do sarau literário do Teatro da Trindade.

O primeiro a entrar em cena no teatro foi o Rufino. Apresentou uma oratório oca e balofa, sem interesse, o discurso era vazio, sem conteudo e estava recheado de ultra-romantismo.

Apesar da fraca interpretação, Rufino obeteve uma grande reacção do publico. Segundo a plateia, Rufino era um orador “sublime

O segundo a entrar em cena no teatro foi o Cruges. Apresentou uma obra de Beethoven chamada de “Sonata Patética”. Cruges representa o raro talento verdadeiro, o amor pelas artes.

Apesar de trazer uma grande obra, Cruges foi alvo de risos após a marquesa de Soutal chamar de “Sonata Pateta” a obra que ele estava a apresentar.

O terceiro a entrar em cena no teatro foi o Alêncar. Declamou o poema “A Democracia”, no qual se juntava a poesia e a política. A sua apresentação foi recheada de sentimentalismo e ultra-romantismo.

A sua apresentação foi um sucesso; o público aplaudiu fortemente o poeta

Neste episódio evidencia-se os gostos da sociedade lisboeta, dominados pelo ultra-romantismo e sentimentalismo ultrapassados.

Nota-se a falta de cultura e a falta de conhecimento perante os acontecimentos Europeus, como o desconhecimento da obra de Beethoven.

Mais uma vez se mostra a falta de maturidade da sociedade lisboeta em grande eventos (ex. risos na atuação de Cruges).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com