TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCN De Língua Portuguesa

Artigos Científicos: PCN De Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

SÍNTESE: APRENDER E ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA

Segundo o PCN de Língua Portuguesa, a linguagem e participação social têm estreita relação com o domínio da língua, pois é por meio dela que o homem se comunica se expressa, defende seu ponto de vista, compartilha suas idéias e produz conhecimento. Assim a linguagem está presente em várias práticas sociais, numa conversa de bar, numa lista de compras, numa carta.

A língua é um sistema de signos históricos e sociais que possibilita ao homem o real significado. Os vários gêneros que constituem formas relativamente estáveis dos enunciados disponíveis nas culturas, caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional.

Para aprender a ensinar a Língua Portuguesa de forma significativa é necessária, a relação entre o aluno, a língua e o ensino. O aluno sujeito da ação de aprender, a língua objeto de conhecimento, o ensino é a mediação do professor relacionado ao objeto de conhecimento, nesse caso a LP.

No refere se a importância e o valor dos usos da língua são determinados historicamente, segundo as demandas sociais de cada momento, existem atualmente vários níveis de leitura e de escrita. Cabe a escola criar caminhos significativos para inserir o aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzir textos e a interpretá-los. Outras disciplinas também possuem textos, mas cabe a Língua Portuguesa a responsabilidade de usá-los de modo sistemático.

Devido à variação lingüística que há no nosso País, acaba por sua vez gerando preconceito na sociedade. Na verdade tem que ficar claro que não a uma forma correta de dialetos, ou seja, “certo ou errado”. Aí entra o papel da escola que é de banir esse preconceito, e não corrigir a fala do aluno para que o mesmo escreva bem, e sim saber como utilizar a linguagem em sala de aula. Deve a instituição criar situações onde, ensina o aluno a usufruir da linguagem oral de diversas formas comunicativas, pois expressar oralmente requer confiança de si mesmo. É interessante investir em atividades em grupo, no qual haja pesquisa e apresentações dos resultados; debates entre alunos; oralidade de um texto criado pelo aluno e sua análise.

Durante o primeiro estágio de alfabetização o professor deverá ensinar o sistema alfabético de escrita. O segundo estágio do metafórico. Sendo que esse segundo estágio se desenvolveria em duas linhas básicas, os exercícios de redação e os treinos ortográficos. Por traz desses estágios está a teoria focada na capacidade do aluno produzir textos.

Mas para que o aluno aprenda a produzir e interpretar textos, a alfabetização e o letramento precisam ser ensinados de forma simultânea. Portanto, o aluno tem que aprender do todo para a parte. Através da mediação do professor, por meio de textos, frases, sílabas ou letras de forma contextualizada.

O PCN fala que a atividade de leitura deve fazer sentido para os alunos, se a escola pretende converter a leitura em objeto de ensino aprendizagem deve preservar a natureza e sua complexidade, sem descaracterizá-la. Isso significa trabalhar com diversidades tipos de textos e combinações entre ele.

Portanto, para se ter uma aprendizagem efetiva o professor deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com