TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POETA ALVARES DE AZEVEDO

Ensaios: POETA ALVARES DE AZEVEDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

quem foi Alvares de Azevedo:

Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da segunda geração romântica brasileira. Suas poesias retratam o seu mundo interior. É conhecido como "o poeta da dúvida".

ELE ESCREVEU:Lira dos Vinte Anos (1853, antologia poética);

Macário (1855, peça de teatro);

Noite na Taverna (1855, contos);

O Conde Lopo (Juaréz Cavalcante)

noite na taverna:Noite na Taverna é uma narrativa (novela ou conto) construída em sete partes, contendo epígrafes e os nomes de cada personagem, como subtítulos, antecedendo as narrativas, contadas em uma taverna. Há, na última parte, o entrelaçamento da história de Johann e de alguns personagens.

Mais do que pelos elementos romanescos e satânicos que a condimentam (violentação, corrupção, incesto, adultério, necrofilia, traição, antropofagia, assassinatos por vingança ou amor), a obra impõe-se pela estrutura: um narrador em terceira pessoa introduz o cenário, as personagens, a situação, e praticamente desaparece, dando lugar a outros narradores - as próprias personagens, que em primeira pessoa contam, uma a uma, episódios de suas vidas aventureiras.

Na última narrativa, a presença física (na roda dos moços) de personagens mencionadas em uma narrativa anterior faz com que todo o ambiente fantástico e irreal dos contos se legitime como

verídico.

MACARIO:A obra Macário é considerada uma peça de teatro, e ao mesmo tempo uma narrativa talvez com certo caráter pessoal. Ela é dividia em dois episódios, e conta a história de Macário, um jovem que tem um encontro com satã, e debate pensamento de amor com seu amigo Penseroso. Uma obra considerada por muitos críticos como muito dramática, para alguns é tida como genial, e para outros é vista como extravagante e sem sentido. O fato é que esta é uma obra clássica que deve ser lida por todo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com