TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida E A Obra, Contexto Literário E Principais Sermões Do Padre Antônio Vieira

Trabalho Universitário: A Vida E A Obra, Contexto Literário E Principais Sermões Do Padre Antônio Vieira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

Nasceu em Lisboa, em 1608. Aos seis anos veio com a família para a Bahia, iniciando seus estudos no Colégio dos Jesuítas. Aos 21 anos já era professor de Teologia no Colégio de Salvador. Em 1640, quando Portugal libertou-se do domínio espanhol, Vieira voltou para a terra natal. Adquiriu grande prestígio junto à Corte e foi nomeado pregador régio. Atacado pela Inquisição por defender os judeus, volta ao Brasil em 1652, estabelecendo-se como chefe de uma missão no Maranhão. Por combater a escravidão a que os colonos portugueses submetiam os indígenas, ele e os demais jesuítas da missão foram expulsos do Maranhão em 1661. Vieira finalmente caiu nas mãos da Inquisição: cassaram-lhe o direito de pregar e, mais tarde, condenaram o jesuíta à prisão domiciliar. Suspensa a pena graças à intervenção do rei de Portugal, partiu Vieira para Roma, onde solicitaria a anulação de seu processo. Numa breve passagem por Portugal, concluiu que jamais recuperaria o prestígio junto à Corte. Voltou para o Brasil em caráter definitivo, dedicando-se à obra de catequese e conversão. Sua atuação política, intimamente associada à sua obra, centralizou-se na defesa dos judeus, negros e índios. Morreu em 1697, em Salvador.

O padre Antônio Vieira tem participação importante no contexto literário barroco, tanto português quanto brasileiro. Em Portugal, o barroco desenvolve-se entre 1580 e 1756. O ano de 1580 é significativo em dois aspectos : assinalada a morte de Camões e com ele , a decadência do rico movimento clássico , e também o fim da autonomia política de Portugal , pois com o desaparecimento do rei D.Sebastião , na África , torna-se herdeiro do trono Felipe II da Espanha , que anexa o reino português a seus domínios .

A obra do padre Vieira compreende obras de profecia, cartas e sermões.

O sermão é uma prática religiosa antiga. É uma espécie de discurso religioso que antigamente, na época do Pe. Vieira, era feito no púlpito. Normalmente discute os dogmas da religião, visando comover, ensinar e persuadir o ouvinte, que encontra-se apto para um reencontro com Deus.

Geralmente os sermões eram longos e muito bem elaborados. Na atualidade eles são recitados em no máximo 20 minutos pelos padres.

Constituem a melhor parte da obra de Vieira. São quinze volumes, compreendendo mais de duzentos sermões.

Essas pregações religiosas refletem a essência do estilo barroco: a tentativa de expor uma síntese da dualidade do homem, ser composto de matéria (corpo), e espírito (alma).

Suas principais obras são:

Sermão de Santo Antônio aos Peixes- também conhecido como Sermão aos peixes, que versa sobre a escravidão indígena efetivada pelos colonos europeus.

Sermão da Sexagésima- de caráter metalingüístico, pois trata da própria arte de pregar.

Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda- cujo tema é a invasão holandesa de 1640. Vieira toma partido, obviamente, dos portugueses, contra os holandeses, que eram protestantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com