TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio

Tese: Patrimônio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1 Passo 2

Patrimônio

Na contabilidade o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, onde possam ser avaliados em dinheiro. Porém na visão da contabilidade os bens, direitos e obrigações não são considerados, quando não se possui um valor econômico, quer dizer, quando não podem era avaliados em moeda.

Podemos avaliar que o patrimônio é composto de elementos positivos (bens e direitos) e negativos (obrigações). E mesmo que as dividas superem os que as dividas superem os elementos positivos, o patrimônio não deixa de existir.

A contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõe o patrimônio do ponto de vista estático. Já no dinâmico estuda, controla, expõe e analisam todas suas modificações ocorridas, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão.

Bens

Podemos dizer que os bens na contabilidade alem de ser considerados apenas aqueles de natureza patrimonial, também são todos os objetos matérias (bens corpóreos) e bens imateriais (bens incorpóreos) que integram o patrimônio.

Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, podendo ser dito que é de propriedade de uma pessoa.

Os bens corpóreos são matérias, quer dizer, tem existência física, onde podem ser tocados e são visíveis. Também denominados bens materiais ou tangíveis, exemplo: dinheiro, edificações, terrenos, etc..

E os bens incorpóreos são aqueles que não existem fisicamente, embora não sejam visíveis ou palpáveis, eles também podem ser traduzidos em moeda. Exemplo: programa de

computadores, marcas e signos de programa, etc. Os bens imateriais ou intangíveis também são exemplos de bens incorpóreos.

Direitos

Os direitos representam os critérios em sentido contábil. São valores a receber ou a recuperar nas transações de terrenos. Direitos são representados por títulos e documentos, por exemplo:

Quando uma empresa efetua a venda avista de uma mercadoria, será necessário emitir apenas a nota fiscal para a sua entrega. O dinheiro é recebido no ato da entrega, onde haverá necessidade de um documento para posteriores cobranças.

A nota fiscal é uma exigência da legislação tributaria, mesmo quando não há incidência de tributos. Essa exigência é obrigatória para que os contribuintes emitam a nota fiscal em todas as operações que realizam, pois se essa obrigação não for realizada ficam sob pena de apreensão das mercadorias e multa.

Agora se a venda for a prazo, tem a necessidade de um documento que sirva para provar a existência do valor a receber e para posterior cobrança, chamada e fatura. Pois a nota fiscal não cumpre essas funções.

Desse modo, na venda a prazo além da nota fiscal é necessário emitir uma fatura que sua finalidade especifica é para a cobrança de seu crédito. Já a duplicata é comum à emissão nas vendas a prazo, porém não é exigida por lei.

A nota promissória é uma promessa de pagamento feito pelo devedor em favor de seu credor.

Obrigações

São representadas por contas a pagar ou a compensas nas transações com terceiros as obrigações patrimoniais. As dividas mais comuns em uma empresa são a compra a prazo de mercadorias e bens para uso; empréstimos e financiamentos bancários ainda não pagos; salários a pagar dos empregados, etc.

Podemos dizer que quando compramos um bem a prazo, no momento que ele é entregue pelo fornecedor ele já se entrega ao nosso patrimônio. Dessa maneira passaremos a ter uma obrigação com o vendedor, representadas por uma conta a pagar equivalente ao preço desse bem.

O bem recebido na compra aumenta o ativo, e a divida contraída aumenta o passivo exigível. Desse modo quando esse pagamento a prazo é quitado ocorre a redução simultânea do passivo exigível e do ativo. Mas também haverá a diminuição dos bens numerários da empresa.

Etapa 1 passo 3

Empresa: Cabelos & Cia Ltda.

Capital inicial: R$ 30.000,00

Investimento em instalações 4.500,00

Investimento equipamentos 6.000,00

Investimento em veículos 5.200,00

Serviços de terceiros 3.000,00

Mat. de consumo e utensílios 2.300,00

Gastos com a abertura da empresa e inauguração 4.000,00

Reserva para gastos não previstos 3.000,00

Reserva para capital giro 2.000,00

Etapa 2 passo 1

1) O significado de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado de Exercício?

Demonstração financeira que detalha e quantifica os ativos, passivos e patrimônio de uma empresa. Em termos de unidades monetárias, o balanço mostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com