TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça De Teatro

Ensaios: Peça De Teatro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

A CARA DO BRASIL (PEÇA DE TEATRO)

Justiça:

Que horror! Quem é você com esta aparência tão espantosa?

Fome:

Tenho vários nomes: fome, miséria, desgraça, abandono, educação derrotada e às vezes dizem que sou a solução dos desesperados.

Justiça:

Porque você tem todos estes nomes?

Fome:

Boa pergunta. A culpa de tudo isso é da educação.

Justiça:

Engraçado. Todos que procuram por justiça, dizem que o culpado é o sistema e os políticos:

Fome:

Conversa fiada. Não vou dizer que eles não deixam de ter uma parcela de culpa, mas a maior culpa de tudo isto e da educação.

Justiça:

Por quê? A educação é a culpada de tudo isso?

Fome:

Se os seres humanos realmente fossem educados não haveria tanta pobreza, tanta fome e mortandade.

Justiça:

Ainda continuo não entendendo, se as pessoas são religiosas, sabem ler e escrever e até dizem nas estáticas que o analfabetismo está sendo reduzido no Brasil.

Fome:

Ai é que você se engana senhora Justiça. Educar não é apenas aprender a ler, escrever, calcular e interpretar texto não.

Justiça:

Afinal de contas. O que realmente é educar-se?

Fome:

Educar-se é principalmente aprender na prática a achar solução para resolver em primeiro lugar os pequenos obstáculos que nos atrapalham a ter uma vida melhor.

Justiça:

Estou quase entendendo. Quer dizer que para sermos realmente educados não basta apenas saber ler, escrever, calcular e ser passivos com nossos semelhantes.

Fome:

Pensei que fosse mais inteligente, soubesse de tudo, pois todos acreditam na senhora e acreditam que pode resolver todos os problemas.

Justiça:

Não é bem assim, procuro sempre fazer o melhor, mas até mesmo a justiça pode errar.

Fome:

Como assim! A justiça erra por quê?

Justiça:

Porque a justiça julga através das leis, e muitas das vezes as leis não são justas.

Fome:

A senhora pode explicar melhor, quem não está entendendo agora sou eu.

Justiça:

É simples. As leis foram criadas pelos homens e os homens são falhos.

Fome:

Agora eu entendi.

Justiça:

É dona fome, cheguei à conclusão que, quando os seres humanos realmente entender o que é educarem-se eles vão acabar com todos os seus nomes.

Fome:

Como assim senhora justiça?

Justiça:

É simples quando todos aprenderem na prática acharem solução para erradicarem seus obstáculos do dia-a-dia a fome acabará.

Fome:

É se isto acontecer realmente acabará comigo, mais até lá farei meu trabalho.

Autor: João do Rozario Lima

E-mail: joanzinhorosario31@hotmail.com

PROBLEMA

As escolas devem resgatar a presença do teatro como componentes curriculares da educação formal das crianças de suas sensibilidades artísticas.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a auto-expressão por meio da arte cênica (teatro) favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Analisar através da peça teatral dificuldades em auto-expressao, dando oportunidade à criança de evoluir vencendo seus medos.

Estimular o senso - critico pela expressividade.

JUSTIFICATIVA

Trabalhar com crianças de4 a5 anos no infantil 3 com peças teatrais a auto expressão da criança, possibilitando exercitar suas capacidades cognitivas, sensitivas, afetivas e imaginações.

Cabe aos educadores resgatar o “faz de conta” no conteúdo teatral, a imaginação e a criatividade na qual será as ferramentas principais para trabalhar a expressividade cênica.

Apud (Neves, Libéria Rodrigues; Santiago, Ana Lydia – 2010. P.83) Reverbel propõe atividades para desenvolver a auto expressão do aluno, isto é, oferecer-lhe oportunidades para atuar efetivamente no mundo: opinar, criticar e sugerir, por meio de atividades possíveis de serem utilizadas em sala de aula, tendo em vista explorar as capacidades de relacionamento, espontaneidade, imaginação, observação e percepção. É assim ao desenvolver suas capacidades de expressão, a criança sentir-se-á preparada para todo tipo de aprendizagem.

Imitar, criar, ensinar, imaginar são composições do teatro para se obter uma peça teatral, que trabalhada na pratica educativa centrada em desenvolver a auto-expressão da criança que contribuirá para sua formação.

A criança deve ser explorada em sua imaginação e habilidades. O teatro como expressão e comunicação no meio social da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com