TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pleonasmo

Resenha: Pleonasmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Pleonasmo é uma figura de linguagem muito recorrente, tanto na fala como na escrita. Trata-se do emprego de redundâncias, de repetições de palavras ou expressões de mesmo sentido, com a finalidade de reforçar ou enfatizar a expressão.

Alguns exemplos comuns de pleonasmos na língua portuguesa:

* Foi o que vi com meus próprios olhos. - Só se pode ver com os próprios olhos.

* Perdoe-lhe pelo divino amor de Deus! - Deus é divino. Logo, tudo o que é relativo a Deus é divino.

* Explicou a tarefa nos mínimos detalhes. - Detalhe quer dizer: pormenor, particularidade, minúcia. Não precisa da palavra mínimos para se referir a detalhes.

* A mim restam-me as lágrimas. - Mim e me funcionam como sinônimos.

* O acabamento final será feito conforme o gosto do cliente. - Acabamento já se refere a final.

* Olha pra você ver! - Só se olha com a finalidade de ver, de enxergar.

* Os dinossauros foram extintos há milhões de anos atrás. - O verbo haver, nesse caso, indica que já se passaram milhões de anos. Portanto, dispensa-se o uso da palavra atrás.

Temos muitos outros exemplos de pleonasmos na nossa língua. É o caso das expressões: subir para cima, descer para baixo, entrar para dentro, sair para fora, cego dos olhos, encarar de frente, conviver junto, amanhecer o dia, comparecer pessoalmente, surpresa inesperada, certeza absoluta, elo de ligação, fato real, ambos os dois, pleonasmo redundante (esse foi redundantemente proposital).

Com um pouquinho de atenção, dá para evitar o uso dos pleonasmos, principalmente na linguagem escrita. Na fala, é mais difícil monitorar esses vícios de linguagem, mas é só ficar mais atento para não fazer feio em uma entrevista de emprego, em uma reunião de negócios ou em uma apresentação pública, por exemplo. Já em casa, com os amigos ou em ambientes menos formais, tudo é permitido! Como dizia minha professora de linguística: "Não existe o certo e o errado em uma língua. O que existe são maneiras diferentes de se expressar". Como para tudo nessa vida, cabe aí o bom senso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com