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Polifonia

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Por:   •  1/10/2013  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

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2. POLIFONIA

A introdução do conceito de polifonia no universo das ciências da linguagem deve-se

aos trabalhos realizados por Bakhtin para caracterizar o romance de Dostoiévski.

A abordagem do tema remete-nos a um ponto essencial da obra bakhtiniana: a relação

autor-herói. Segundo Faraco (2006, p. 46), a “teorização sobre a relação estética entre autor e

herói passa por um significativo refinamento quando Bakhtin analisa a narrativa de

Dostoiévski”, pois, através desse exame, torna-se possível a visualização de uma nova

posição artística: um cenário no qual a voz autoral e a voz do herói são colocadas em um

mesmo plano.

A voz do herói sobre si mesmo e o mundo é tão plena como a palavra

comum do autor; não está subordinada à imagem objetificada do herói como

uma de suas características, mas tampouco serve de intérprete da voz do

autor. Ela possui independência excepcional na estrutura da obra, é como se

soasse ao lado da palavra do autor coadunando-se de modo especial com ela

e com as vozes plenivalentes de outros heróis. (BAKHTIN, 1981, p. 03)Segundo Bakhtin, o termo “voz” refere-se à consciência falante que se faz presente

nos enunciados. Tal consciência não é neutra, está sempre refletindo percepções de mundo,

juízos e valores. Para ele, a análise das personagens de Dostoievski permite-nos identificar a

presença desses diferentes pontos de vista da sociedade.

A personagem interessa a Dostoiévski enquanto ponto de vista específico

sobre o mundo e sobre si mesma, enquanto posição racional e valorativa do

homem em relação a si mesmo e à realidade circundante. Para Dostoiévski

não importa o que sua personagem é no mundo, mas, acima de tudo, o que o

mundo é para a personagem e o que ela é para si mesma. (BAKHTIN, 1981,

p.46)

Florêncio (2002) ressalta que a polifonia manifesta-se em certos tipos de textos que

deixam entrever outras vozes. Em alguns discursos, é o “acionamento” dessa polifonia que

permite aos interlocutores escutar as diferentes vozes, sem disfarçá-las”.

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