TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preposição E Crase

Artigo: Preposição E Crase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 13

1. Resumo

Preposição e crase são dois complexos temas da língua portuguesa e que exigem muita atenção por parte de todos nós. Como sabemos, nossa língua é muito ampla e repleta de normas a serem seguidas e por conta disso muitas vezes acabamos cometendo erros em nossa escrita devido a falta de atenção e / ou de memorização dessas regras.

A preposição é umas das nove classes gramáticas nas quais se divide todas as palavras de nossa língua. Pertencem a essa classe gramatical as palavras que ligam termos de uma frase ou oração estabelecendo entre eles uma relação de dependência, ou seja, unem estes termos fazendo com que um dependa do outro para que se tenha uma frase de sentido completo. Essas palavras são divididas em essências e acidentais sendo que as essências são aquelas que exercem unicamente a função de preposição e as acidentais as que nas frases acabam por um acaso tendo o mesmo papel de preposição. No estudo das preposições se encaixam as combinações e contrações que elas podem ter com outras palavras, as locuções prepositivas e as diversas relações estabelecidas por elas como: modo, causa, matéria, preço, etc.

Para que se entenda crase é extremamente necessário que se tenha conhecimento sobre preposição, pois a crase nada mais é do que a união de uma preposição com um artigo, melhor dizendo, é a junção da preposição a com o artigo feminino a. Como sabemos, crase não é algo que se aprenda facilmente pois, possui diversas regras, há casos de uso obrigatório (em que muitas vezes esquecemos de usar), casos onde não se pode usar (e que muitas vezes acabamos usando por falta de atenção), os casos especiais, facultativos e as exceções. De início até pode parecer um assunto de fácil assimilação porém, não é tão fácil quando se tem que ter e mente tantas regras, principalmente quando não se treina a leitura e não se faz o uso correto da norma-padrão quando preciso.

Para a realização de nosso trabalho tivemos que retomar muitas coisas do que tínhamos aprendido, realizar exercícios e nos preparar o bastante para sanar dúvidas a fim de que tivéssemos um bom resultado.

2. Introdução

Nas páginas seguintes, serão apresentados dois temas importantes na língua portuguesa; preposição e crase, que apesar de parecerem simples, ainda é muito comum pessoas errarem seus usos, principalmente em redações de vestibulares por exemplo.

É muito importante dominar essas regras gramáticas, não apenas na produção de textos de vestibulares, mas também para uma melhor colocação profissional, pois é importante não apenas expressar-se oralmente, mas também na parte escrita, o que é muito valorizado no mercado de trabalho, pois são detalhes como respeitar as normas gramaticais que fazem toda a diferença.

Através deste trabalho, procuraremos esclarecer de maneira simples e objetiva, o maior número de duvidas a respeito do uso correto de crase e preposição, respeitando todas suas normas gramaticais, que apesar de terem uma certa complexidade, não são impossíveis de serem aprendidas

3. Objetivos

• Revisar os conteúdos: crase e preposição;

• Realizar uma apresentação sobre esses assuntos;

• Aprimorar e aprofundar nossos conhecimentos;

• Esclarecer duvidas frequentes.

4. Preposição

Preposição é a palavra invariável que liga dois termos entre si, estabelecendo entre eles uma relação de dependência.

“Começou a circular o expresso 2222 da Central do Brasil”

Gilberto Gil, Expresso 2222.

4.1 Classificação das Preposições

As preposições podem ser:

• Essenciais: palavra que desempenham somente o papel de preposição.

a ante após até

com contra de desde

em entre para (pra) perante

por sem sob sobre

trás

• Acidentais: palavras de classes diferentes que, eventualmente, desempenham função prepositiva.

afora como conforme consoante

durante exceto fora mediante

menos salvo segundo visto

4.2 Combinação

É possível a combinação de preposição com o advérbio onde e artigos.

+ o = ao

preposição a + os = aos

+ onde = aonde

4.3 Contração

São estes os possíveis casos de contração:

a

a + a = à

a + as = às

a + aquele(s) = àquele(s)

a + aquela(s) = àquela(s)

a + aquilo = àquilo

de

de + o(s) = do(s)

de + a(s) = da(s)

de + um, uns = dum, duns

de + uma(s) + duma(s)

de + ele(s) = dele(s)

de + ela(s) = delas(s)

de + este(s) = deste(s)

de + esta(s) = desta(s)

de + esse(s) = desse(s)

de + essa(s) = dessa(s)

de + isto = disto

de + isso = disso

de + aquele(s) = daquele(s)

de + aquela(s) = daquela(s)

de + aquilo = daquilo

de + aí, ali, aqui = daí, dali, daqui

de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com