TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas da Engenharia Mecatrônica Enunciado:

Por:   •  3/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 11

METODOLOGIAS PARA ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDO TEÓRICO

Topázio da Silva Alexandre¹

Glaé Corrêa Machado ²

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.

Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6022.

  1. INTRODUÇÃO

A introdução é a apresentação inicial do trabalho e possibilita uma visão global do assunto a ser tratado (contextualização), com definição clara do tema e dos limites do estudo do problema e dos objetivos a serem estudados. É uma etapa importante em que se deve esclarecer ao leitor o que trata o texto. Segundo Perovano (2016, p. 57), “a introdução da pesquisa corresponde ao alicerce, à porta de entrada, à vitrine de uma investigação científica, sendo considerada em alguns momentos o marketing de uma investigação científica”.

A partir da explanação este trabalho levanta o seguinte problema: como os cursos ofertados pela UNIASSELVI, focalizando-se em aspectos estruturais e de formatação de artigos científicos, podem instruir, de modo eficiente, a formatação dos trabalhos de seus acadêmicos no EAD?

Com base no questionamento, este trabalho busca caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI.

Para a construção da introdução, devem-se contemplar os seguintes itens:

(1) escolha do tema: que consiste em anunciar sua ideia de forma precisa e evidenciar o assunto que será abordado. Na medida em que se descreve a ideia, deve-se procurar mostrar a importância da temática e do estudo a ser realizado;

(2) problematização: consiste em definir o que será estudado, em que situação este conhecimento será aplicado. Trata-se do problema que você precisa resolver com esta pesquisa/trabalho. Quando possível, podem-se associar os conteúdos vistos em livros e artigos científicos com alguma aplicação prática que pode auxiliar você a resolver o problema proposto;

(3) estabelecimento dos objetivos: selecione ao menos dois objetivos. Inicie com verbos abrangentes na forma infinitiva que indiquem ação (estudar, avaliar, mensurar, analisar);

(4) indicação breve da metodologia para mencionar como você resolverá o problema proposto. Explicitar as fontes de pesquisa, o local da realização, o objeto de análise e quais são os passos utilizados para a realização do trabalho. Imagine que o leitor do seu trabalho queira repetir o seu experimento e você precisa descrever a ele o roteiro da realização da atividade (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006).

A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo.

               

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

               Vivemos um tempo de intensas transformações, que exigem acima de tudo postura, critica e capacidade de análise diante do mundo. Diante disso a postura do professor em sala de aula deve procurar causar mudanças interiores às quais deverão se refletir em nossas posturas e comportamentos anteriores.

               Ser professor é buscar momentos de diálogo junto à comunidade, é evoluir educacional e pessoalmente. Ter alegria no olhar de receber os alunos no início do ano. Desafiar, superar ter esperança e agradar cada vez mais, fazendo da arte de ensinar e amar o segredo do olhar.

               As metodologias utilizadas são desafios que devem ser superados. Devemos procurar  agregar conhecimentos e informações cada vez mais modernos possíveis e  com grande volume de informações e através de uma  série de veículos. Não ler trechos cansativos de programas estáticos. A identidade profissional do professor necessita ser observada, analisada e refletida por cada um de nós.

              Carlos Marcelo (2009, p.2) afirma que “Considero importante essa reflexão porque é através de nossa identidade, que nós percebemos, nos vemos e queremos que nos vejam”. 

            Diante disso o professor, em sua caminhada pedagógica possui envolvimento tanto cognitivo como afetivo. Mantendo uma postura ética e podendo construir juntos com os nossos alunos uma estrutura que conseguirá abarcar para aquele momento histórico. O professor avalia seus alunos através de metodologias de avaliação e medição já pré-definidas, mas também deve ter a preocupação de considerar cada aluno e suas características individuais. Nesse sentido o sistema escolar enfrenta condições simultaneamente favoráveis e desfavoráveis.

              O docente que ensina a ler e a escrever adquire um grupo social, por sua vez o indivíduo que passa a apropriar-se da escrita observa e propõe algumas aquisições de algumas ferramentas literárias básicas, utilizando os aspectos gráficos bastante utilizados como, por exemplo, a mudança do tipo de letra e de seu tamanho para revelar situações diversas.

               Nós podemos ajudar os alunos a interpretar textos conversando com a classe durante a leitura individual da história.

          É muito importante para o professor alfabetizador que ele saiba como a criança aprende e que o processo de alfabetização começa mesmo antes de ela frequentar a escola. Na sua convivência com as demais crianças, com os adultos e familiares, com o mundo que a cerca e a qual ela interage. A criança dessa forma passa a se alfabetizar, utilizando todos os seus sentidos, expressando-se de todas as maneiras possíveis, brincando, cantando, escrevendo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (151.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com