TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR EM AVALIAÇÃO DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA

Por:   •  21/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE

ENGENHARIAS

DAVI SANTANA NOGUEIRA DOS SANTOS / 221000097

Turma: Quinta Noturno

AV2 – PROJETO INTEGRADOR EM AVALIAÇÃO DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA

SALVADOR

2022

Saneamento e Água Potável

Primeiramente o que seria saneamento básico? Acho importante compreender bem seu conceito, é um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região como: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e águas pluviais. Ou seja, são medidas que podem proporcionar uma qualidade de vida melhor para os moradores da região principalmente quando se trata da saúde, visto que já foi constatado por estudos que lugares com um saneamento básico precário ou inexistente tendem a ser mais suscetíveis a proliferação de doenças.

O desenvolvimento sustentável é um conceito que aborda fatores econômicos, sociais e ambientais em uma sociedade, tratando da responsabilidade dos recursos naturais quanto ao futuro. “É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.”, essa seria a definição melhor aceita para o desenvolvimento sustentável. Por ser escassa, finita, imprescindível para todos os seres vivos, com uma importância enorme para a economia por ser muito utilizada em processos industriais e vital para a agricultura, a água torna-se um recurso primordial quando o assunto é desenvolvimento sustentável.

Segundo a ONU, em 2050 cinco bilhões de pessoas podem sofrer com falta de água, consequências de uma péssima distribuição hídrica juntamente com o crescimento populacional. Já o saneamento básico inadequado ou inexistente é fruto de pouco investimento financeiro se comparado a necessidade do mesmo. A junção desses fatores traz para o “povão” uma maior vulnerabilidade e exposição a propagação de doenças, contribui também para a poluição do meio ambiente aliado com as enchentes e tendo uma relação direta com a economia, podendo levar grandes prejuízos a mesma. Como as medidas básicas para lutar contra esses problemas temos a coleta seletiva, não desperdiçar água, não jogar lixo nas ruas e assim por diante. Á longo prazo é possível trabalhar mais com o incentivo da preservação ambiental, reflorestamento em áreas de nascente, uso de práticas sustentáveis na agricultura e também a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Na cidade de Lauro de Freitas, onde moro, um dos maiores problemas é que não há uma rede completa de esgotamento sanitário, em muitos bairros os dejetos vão cair direto nos rios da cidade, tornando uma tarefa muito difícil encontrar um rio que não esteja poluído no município. Como solução sustentável desse problema apresento a ideia da bacia de evapotranspiração, ela é utilizada em vários países como um meio alternativo para o tratamento de águas negras em residências. É um sistema que transforma os dejetos humanos em nutrientes e devolve ao meio ambiente água limpa, pois neste sistema a água volta ao ciclo através da transpiração das folhas, por isso este tratamento é denominado evapotranspiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com