TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil

Artigo: Processo Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  6.366 Palavras (26 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 26

FUNÇÃO DA ESCOLA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DOS SUJEITOS

SUMÁRIO

Introdução

I. A socialização como suporte educacional

II. A socialização no cotidiano da escola

2.1. Aspectos relevantes na relação professor-aluno

2.1.1. Permissão

2.1.2. Tolerância

2.1.3. Diálogo

2.1.4. Interferência

2.2. O diálogo como estratégia de socialização

2.3. Meio de convivência: fonte de informações e conhecimento

2.4. O trabalho em grupo como estratégia de aprendizagem e socialização

2.5. Ambiente escolar- espaço formador

2.6. Relação entre dificuldade de aprendizagem e socialização

2.7. Ações que promovem a socialização dos alunos

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

Anexos

RESUMO

O presente trabalho tem como finalidade analisar a função da escola no processo de socialização dos alunos e da sua importância para o desenvolvimento do processo educativo. A escola tem como função, entre outras, formar pessoas competentes, solidárias, responsáveis e que sonhem. A relação professor-aluno, as atividades em grupo promovendo a relação aluno-aluno, as realizações de projetos que promovam a integração entre a escola e a família e valorizem o desenvolvimento psicossocial do aluno é essencial para o cumprimento dessa tarefa. Sabemos que a função da escola hoje é muito mais do que transmitir conteúdos sistematizados. Com certeza, deve incluir a aquisição de hábitos e habilidades e a formação de uma atitude correta frente ao próprio conhecimento, uma vez que o aluno deverá ser capaz de ampliá-lo e reconstruí-lo quando necessário, além de aplicá-lo em situações próprias do seu contexto de vida.

A importância de estudar sobre socialização na escola é devido à necessidade de conhecer como acontecem as interações entre os sujeitos no interior da instituição escolar e o contexto em que elas acontecem. Assim a escola poderá se reorganizar, refletir sobre suas práticas e trabalhar para formar cidadãos capazes de viver em sociedade. Sabe-se que socializar não é só responsabilidade da escola, mas é também dela.

Palavras-chave: escola - socialização - formação integral

INTRODUÇAO

Tendo percebido que muitas crianças têm dificuldades de se socializarem, e isto às vezes interfere na sua aprendizagem, por isso resolvi pesquisar sobre o que a escola tem realizado para promover a socialização dos alunos.

Em muitas escolas, as crianças ingressam diretamente na Fase Introdutória (que será chamada de 1º ano do Ensino Fundamental a partir do ano de 2008), onde a criança já vai ser preparada para a alfabetização, sem passar pela fase de adaptação e socialização com os colegas, como é o caso de crianças que já freqüentaram o maternal, e isto pode interferir até mesmo a aprendizagem da criança.

Nos primeiros momentos de convivência na escola, há um confronto de experiências, conflito de relacionamentos, busca de aproximação e identificação com os outros. Algumas crianças têm mais facilidade de se socializarem, e se adaptam rapidamente às normas da escola, mas outros têm dificuldades de entrosamento, demonstrando comportamentos variados com atitudes egoístas, agressivas, preconceituosas, gerando conflitos e exclusão de grupos.

Em algumas escolas e comunidades, observa-se que há diferença na apresentação dos alunos que se ingressam na escola. Essa diferença pode ser de origem econômica e social, devido a facilidade ou não de comunicação, informação e acesso a outras culturas, podendo ou não interferir no desempenho escolar.

A importância de estudar sobre socialização na escola é devido à necessidade de conhecer como acontecem as interações entre os sujeitos no interior da instituição escolar e o contexto em que elas acontecem. Assim a escola poderá se reorganizar, refletir sobre suas práticas e trabalhar para formar cidadãos capazes de viver em sociedade. Sabe-se que socializar não é só responsabilidade da escola, mas é também dela.

Justifica-se, portanto a importância desta pesquisa para a formação profissional de um psicopedagogo que atua em sociedade, dando ênfase na socialização, socializando também os conhecimentos obtidos através de uma participação democrática que leve ao aprimoramento da educação escolar, contribuindo para a formação integral dos alunos.

Devido a essa possível interferência entre desenvolvimento social e desempenho escolar deve-se investigar a escola como um todo, sujeitos e ambiente de aprendizagem, a fim de entender como acontece a interação entre os sujeitos envolvidos no processo educacional.

Buscando compreender a relação entre os sujeitos, ambiente e aprendizagem, pode-se investigar como acontece o processo de socialização na escola. Que aspectos interferem na socialização dos alunos? Que estratégias a escola tem utilizado para ajudar no processo de socialização dos alunos? Como o ambiente pode ajudar na socialização? Que relação há entre dificuldades de aprendizagem e socialização?

O trabalho aqui desenvolvido tem como objetivo investigar como acontece o processo de socialização na escola. Análise dos comportamentos dos alunos em diversas situações de convivência e aprendizagem; análise do ambiente como aspecto socializador e das estratégias que a escola tem utilizado para contribuir com o processo de socialização dos alunos. E, a partir dessas observações, compreender a relação entre dificuldades de aprendizagem e socialização.

A metodologia adotada foi de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, o que me permitiu analisar as várias dimensões dos sujeitos investigados.

Como instrumento de pesquisa, buscando compreender a socialização na escola, foi feita uma revisão bibliográfica de assuntos referentes ao tema investigado, em busca de uma fundamentação teórica para confrontar os dados obtidos na pesquisa com os autores que atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com