TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Inglês para Gestão da Produção Industrial IV

Por:   •  19/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

Gestão da Produção Industrial

Atividade acadêmica: Inglês para Gestão da Produção Industrial IV

Professora: Tatiane R. Carvalho – tatianerc@unisinos.br

Projeto de Inglês para Gestão da Produção Industrial IV

Nomes: Vinícius Rodrigo Correa do Nascimento

Parte 1:

Tema escolhido: Gestão verde da cadeia de suprimentos.

Justificativa do tema: O tema apresenta uma crescente no que diz respeito à literatura e ao uso do método como um diferencial competitivo.

Abstracts lidos:

Green supply chain management: A review and bibliometric analysis.

A gestão da cadeia de suprimentos verde vem se tornando um assunto de diversos estudos na literatura. Este artigo apresenta uma análise sobre diversos temas que não foram abordados sobre este tópico. A análise é feita por mais de 1000 estudos publicados, este mapeamento ilustra a evolução das publicações deste assunto.

Supply chain perspective on competitive strategies and green supply chain management strategies.

As empresas estão adotando a pratica da gestão da cadeia de suprimentos verde em função de um diferencial competitivo. Este artigo refina a abordagem da estratégia competitiva e examina as estratégias externas da GSCM ao longo dos níveis da cadeia de abastecimento, utilizando um conjunto de dados de 128 empresas. Os resultados revelam uma conexão entre estratégia competitiva e estratégia GSCM.

Green supply chain management practices: Multiple case studies inthe Brazilian home appliance industry.

Grandes empresas adotam as práticas de sustentabilidade tendo altos níveis de consciência ambiental. No Brasil essa prática ainda é incerta. O objetivo deste estudo é identificar e analisar as práticas de gestão da cadeia de suprimento verde adotadas por fabricantes de aparelhos. Foram analisados 5 fabricantes e 2 profissioanais. Esta abordagem forneceu entrevistas aprofundadas sobre Gestão ambiental, logística reversa, compras ecológicas, eco-design, avaliação do ciclo de vida, Gestão e fabricação verde. Grandes diferenças foram observadas entre empresas que possuem a certificação ISO 14001 e empresas não certificadas.

Artigo escolhido para leitura:

Green supply chain management practices: Multiple case studies inthe Brazilian home appliance industry.

Justificativa da escolha: É um artigo que apresenta um estudo amplo sobre o tema e possui um estudo de caso.

Parte 2: Apresentação do artigo

Palavras-chave:

Green supply chain management

Green practices

Home appliance

Electrical-electronic industry

Apresentação do artigo:

Pano de fundo/situação atual;

Mudanças na consciência ambiental nos últimos anos, incluindo os requisitos legais, a pressão dos clientes, a necessidade na gestão de resíduos, reutilização de materiais e embalagens, recuperação e mudanças nos projetos de produtos, influenciaram o crescimento na gestão da cadeia de suprimentos. Assim, as empresas estão cada vez mais utilizando a GSCM com estratégia competitiva. Fabricação verde, ou mais precisamente, fabricação da cadeia de suprimentos verde, atraiu interesse de pesquisadores e profissionais nas últimas duas décadas. Estudos sobre como as  práticas verdes são conduzidas e em que contextos eles são implementados, estão faltando em mercados emergentes como o Brasil. A pressão das partes interessadas, tais como reguladores governamentais,

ativistas comunitários, organizações não governamentais e concorrência, são fatores desencadeantes para as empresas adotarem um nível de compromisso com as práticas verdes e sustentáveis. O Brasil tem empresas que hesitam em comprometer-se enquanto não forem forçados a fazê-lo por lei.

Objetivos;

Embora um grande número de estudos tenham gestão da cadeia de suprimentos (GSCM) nos setores elétricos , um número limitado de estudos centraram-se especificamente no setor dos eletrodomésticos e práticas específicas de gestão verde da cadeia de suprimento. Este artigo procura preencher essas lacunas identificando e analisando as práticas de gestão verde da cadeia de suprimentos em fabricantes de eletrodomésticos, a fim de se prepararem para o novo regulamento que entrou em vigor em 2014.

Métodos/materiais/participantes/procedimentos;

Esta pesquisa pode ser considerada empírica e qualitativa considerando as características apresentadas pelo formato de caso múltiplo de estudo. Este estudo é descritivo porque visa analisar e registrar as práticas da GSCM em organizações da indústria de eletrodomésticos, descoberta de eventos ou fenômenos que ajudam a compreender e responder as perguntas a cerca do assunto sem interferir nos eventos. Este estudo baseou-se em múltiplos estudos de caso com cinco empresas que lideram o mercado de eletrodomésticos e duas associações. As empresas foram selecionadas com base em critérios de importância no mercado. Inicialmente, 32 empresas afiliadas à Associação Nacional de produtores de bens eletrônicos foram contatados. Entre os fabricantes de eletrodomésticos, cinco estavam dispostos a participar da investigação, incluindo duas das maiores marcas do mercado: Whirlpool e Electrolux. Como complemento deste estudo, a coleta de dados e também duas entrevistas, uma com o gerente executivo da Associação Brasileira de Eletroeletrônica e Eletrodomésticos reciclados e a outra com o gerente da Associação de Resíduos Eletrônicos. As entrevistas foram conduzidas face-a-face na fábrica ou no escritório da empresa durante a primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com