TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais estratégias podemos usar e como usá-las?

Tese: Quais estratégias podemos usar e como usá-las?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

O ensino de estratégias de compreensão leitora medida em que ela é aplicada. No entanto, uma das características das estratégias é que elas não detalham e nem prescrevem totalmente o caminho de uma ação. Um componente fundamental das estratégias é a existência de um objetivo que deve ser perseguido ao longo da ação e que pode ser modificado, se necessário.

Assim, as estratégias de compreensão leitora são procedimentos de ordem elevada que envolvem objetivos a serem realizados, o planejamento das ações que podem determinar o alcance do objetivo, bem como a avaliação e possíveis mudanças ao longo do processo. A partir dessa definição algumas implicações podem ser destacadas: a) é necessário ensinar estratégias para compreender os textos e b) as estratégias não podem ser consideradas técnicas precisas ou receitas infalíveis, ou seja, os problemas devem ser analisados de modo bastante flexível para encontrar suas soluções.

Segundo Palincsar e Brown (1984), autores citados por Solé, a compreensão daquilo que se lê é produto de três condições:

Clareza e coerência do conteúdo e familiaridade com as estruturas do texto.

Conhecimentos prévios do leitor que possibilitarão atribuir significado aos conteúdos do texto, e, portanto, compreendê-lo.

Estratégias utilizadas pelo leitor, pois são responsáveis pela construção da interpretação do texto.

O processo de leitura e a utilização de estratégias para compreender o texto acontecem de maneira inconsciente. Lemos um texto automaticamente, no entanto, quando não compreendemos uma frase ou quando uma página está incorreta, paramos a leitura para prestar atenção no problema. Nesse momento talvez seja necessário realizar algumas ações, como a releitura do texto, por exemplo. Chamamos este momento de estado estratégico, caracterizado pela necessidade de aprender, resolver dúvidas de maneira planejada, colocar em funcionamento algumas ações que nos tornam conscientes de nossa própria compreensão. Assim, o leitor, além de compreender, sabe quando compreende e quando não compreende.

Ensinamos estratégias de compreensão para formar leitores autônomos, capazes de enfrentar diferentes problemas e compreender textos diversos. A leitura autônoma implica que o leitor deve ser capaz de interrogar-se sobre a compreensão do que foi lido, estabelecer relações entre o que lê e o seu conhecimento prévio, transferir o que foi aprendido para outros contextos. As estratégias de compreensão fornecem ao leitor recursos necessários para ele aprender a aprender.

Quais estratégias podemos utilizar e como utilizá-las?

Apesar de encontrarmos várias definições para o termo estratégia, o objetivo principal é que os estudantes saibam utilizar as estratégias de maneira adequada para compreender um texto. Assim, algumas atividades cognitivas devem ser ativadas e questões direcionadas ao leitor devem ser realizadas, cujas respostas favorecem a compreensão daquilo que se lê, como as que seguem:

Compreender os propósitos implícitos e explícitos da leitura – O que tenho que ler? Por que/para que tenho que ler?

Ativar os conhecimentos prévios sobre o conteúdo em questão – O que sei sobre o conteúdo do texto? O que sei sobre conteúdos relacionados que possam ser úteis? O que sei sobre o autor, gênero ou tipo de texto e que possa me ajudar?

Focar a informação fundamental – Qual é a informação essencial no texto e necessária para atingir o meu objetivo de leitura? Que informações considero pouco relevantes para atingir o meu propósito?

Avaliar a consistência do conteúdo do texto com o conhecimento prévio e com o sentido comum – Este texto tem sentido? As ideias são coerentes? Entende-se o que quer exprimir? Que dificuldades apresenta?

Verificar se a compreensão ocorre mediante a revisão periódica e a autointerrogação – O que se pretendia explicar nesse parágrafo (subtítulo, capítulo)? Qual é a ideia fundamental? Posso reconstruir as ideias contidas nos principais pontos? Tenho uma compreensão adequada dos mesmos?

Elaborar e provar inferências como interpretações, hipóteses e previsões e conclusões – Qual poderia ser o final? O que poderia ser sugerido para resolver o problema X? Qual poderia ser o significado da palavra Y, que é desconhecida? O que pode acontecer com tal personagem?

Sobre as estratégias de leitura, o foco será os itens 1 e 2 (atividades antes e durante a leitura), item 6 (atividades durante a leitura) e itns 4 e 5 (atividades durante a leitura e depois dela). É importante estudar e enfatizar que o ensino de estratégias de leitura pode ocorrer em todas as fases, ou seja, antes, durante e depois da leitura, bem como manter a ideia do leitor ativo, que constrói seus próprios significados e que é capaz de utilizá-los de modo competente e autônomo. Para tanto, Solé (1998, p.77) entende que as situações de ensino/aprendizagem articuladas em torno das estratégias de leitura são:

Processos de construção conjunta, nos quais se estabelece uma prática guiada através da qual o professor proporciona aos alunos os “andaimes” necessários para que possam dominar progressivamente essas estratégias e utilizá-las depois da retirada as ajudas iniciais.

Portanto, o professor desempenha um papel fundamental no processo de leitura. Nesse trabalho, o ensino de uma série de estratégias de leitura pode contribuir para a compreensão leitora. Solé cita Collins e Smith (1980), os quais propõem o ensino em três etapas: etapa do modelo, etapa de participação do aluno e etapa de leitura silenciosa.

Na etapa do modelo o professor lê em voz alta para comentar os processos que permitem compreender o texto – hipóteses que realiza, indicadores que utiliza para verificá-las, também comenta dúvidas que encontra e os mecanismos que utiliza para resolvê-las.

Na sequência, a etapa seguinte é a de participação do aluno. Inicialmente o professor formula perguntas sobre o conteúdo do texto. Neste momento é necessário transferir progressivamente a responsabilidade do professor para o estudante. O professor deve estar lá para auxiliar, mas sua tarefa é fazer com que o estudante consiga realizar a leitura de maneira autônoma.

A última etapa é de leitura silenciosa. Nesta etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com