TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da obra “A Moreninha” para o Romantismo no Brasil?

Por:   •  2/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  1.592 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÃO

  1. A) Qual a importância da obra “A Moreninha” para o Romantismo no Brasil?

B) Quem é o autor da desta obra e quais outras escreveu?

C) Faça uma síntese da obra “A Moreninha” com no máximo 10 linhas.                        

                                                                                   

RESPOSTAS:

  1.      Essa obra inaugurou o Romantismo no Brasil, além de marcar o início da escola de maior duração no Brasil, o Romantismo que durou por quase 60 anos.
  2.      O nome do autor desta obra é Joaquim Manuel de Macedo. Ele também escreveu as seguintes obras:

  • A Moreninha (1844)
  • O Moço Loiro (1845)
  • Os Dois Amores (1848)
  • Rosa (1849)
  • Vicentina (1853)
  • O Forasteiro (1855)
  • A Carteira do Meu Tio (1855)
  • A Nebulosa (1857)
  • Luxo e Vaidade (1860)
  • Os Romances da Semana (1861)
  • Lusbela (1863)
  • A Luneta Mágica (1869)
  • Ano Biográfico Brasileiro (1876)
  • Mulheres Célebres (1878)
  • Cigarro e seu Sucesso (1880)
  1.    A história conta sobre Augusto, que aposta com amigos que não fica apaixonado por mais de 15 dias por mulher alguma, sob pena de escrever um romance. Augusto é estudante e colega de Felipe, cuja irmã é Carolina. Augusto quando criança jurou amar eternamente uma menina cujo nome ignora e fica inconstante em seus amores, até que conhece Carolina, pela qual se apaixona e persegue. Quando no final ficam noivos, ela primeiro manda-o casar-se com sua amada de infância e depois revela, ela, ser esta amada. O livro é um exemplo clássico do Romantismo, tendo sido seu primeiro exemplo brasileiro. Ele gira em torno de sua heroína perfeita e seu herói que luta para ter o amor desta e os obstáculos para sua realização, no caso a promessa infantil.

QUESTÃO

  1. A) Quem foi José de Alencar?

B) Que tipos de obras ele escreveu?

C) O que José de Alencar quis mostrar com suas obras?

D) Escolha uma obra de José de Alencar e faça uma síntese de no máximo 10 linhas.

RESPOSTAS:

  1.  José de Alencar (1829-1877) foi um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Foi um dos maiores representantes da corrente literária indianista. Destacou-se na carreira literária com a publicação do romance "O Guarani", em forma de folhetim, no Diário do Rio de Janeiro, onde alcançou enorme sucesso. Seu romance "O Guarani" serviu de inspiração ao músico Carlos Gomes que compôs a ópera O Guarani. Foi escolhido por Machado de Assis para patrono da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras.
  2. José de Alencar escreveu romances indianistas, regionais, históricos, urbanos, obras teatrais, poesias, crônicas, romances-poemas de natureza lendária e escritos políticos.
  3. O romancista teve uma grande preocupação em retratar a terra e o povo brasileiro, e muitas de suas obras relatam mitos, lendas, tradições, festas religiosas, usos e costumes tipicamente brasileiros.
  4.        IRACEMA - O livro, subtitulado Lenda do Ceará, conta a triste história de amor entre a índia tabajara Iracema, a virgem dos lábios de mel e Martim, primeiro colonizador português do Ceará. Além disso, como resume Machado de Assis, o assunto do livro é também a história da fundação do Ceará e o ódio de duas nações inimigas (tabajaras e pitiguaras). Os pitiguaras habitavam o litoral cearense e eram amigos dos portugueses. Os tabajaras viviam no interior e eram aliados dos franceses. José de Alencar recorreu a circunstâncias históricas, como a rixa entre os índios tabajaras e pitiguaras e utilizou personagens reais, como Martim Soares Moreno e o índio Poti, que depois viria a adotar o nome cristão de Antônio Felipe Camarão. Mas cercou-os de uma fértil imaginação e de um lirismo próprios da poesia romântica.

QUESTÃO

3. Visconde de Taunay escreveu a obra ‘Inocência’, faça uma síntese de no máximo 10 linhas e identifique as características românticas na obra.

    RESPOSTA:

O romance tem como protagonistas a pura e ingênua Inocência, que é vendida pelo pai ao fazendeiro Manecão, e Cirino, um curandeiro que se finge de médico para ganhar a vida e que numa de suas "consultas" cura Inocência e entrega uma carta ao pai da moça, Seu Pereira. Inocência e Cirino se apaixonam, e a frágil moça se torna forte em nome de seu real amor, num de seus encontros amorosos o casal é descoberto o que leva Seu Pereira e Manecão a planejarem uma emboscada para Cirino. Cirino e Inocência terminam mortos. Visconde de Taunay inova por apresentar um desfecho infeliz com a morte dos dois protagonistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com