TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo no Brasil

Seminário: Romantismo no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  Seminário  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 6

Romantismo no Brasil

O Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos terminando em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis.

Romantismo na Europa

Foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte doséculo XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo[1] e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

O termo romântico refere-se ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

O Romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.[2]

ROMANTISMO - Contexto Histórico-cultural

O Romantismo está ligado a dois acontecimentos: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, responsáveis pela formação da sociedade burguesa. Depois da revolução francesa (1787-1789), seguiu-se uma época de rápidas e profundas mudanças no mundo europeu. A sociedade se tornou muito mais complexa.

A Revolução Industrial gerou novos investimentos que buscavam solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção. Sua conseqüência mais evidente foi a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra.

Após a Revolução Francesa, o absolutismo entrou em crise, cedendo lugar ao liberalismo (doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do homem). A economia da época estimula a livre iniciativa, a livre empresa. O individualismo tornou-se um valor básico da sociedade da época.

O progresso político, econômico e social da burguesia, portanto, preparou terreno para que surgisse um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão e na supremacia do indivíduo, que não mais obedece a padrões preestabelecidos. Foi nesse contexto que surgiu o Romantismo.

O romântico é um descontente com o mundo de seu tempo: tenta fugir dele ou modificá-lo.

Tudo isso significa, na arte, uma ruptura com os padrões clássicos e neoclássicos até então em moda.

O Romantismo literário surgiu na Alemanha, por volta de 1800, conquistou a Inglaterra, a França e, posteriormente, todas as literaturas européias e americanas.

Fonte: http://denisemiletto.blog.terra.com.br/2009/04/06/romantismo-contexto-historico-cultural/

CARACTERÍSTICAS

Como nas demais artes, as características da literatura romântica decorrem de uma visão de mundo centrada no indivíduo. Essa subjetividade expressa-se sobretudo em:

a) Liberdade de criação:A recriação da realidade não obedece mais a esquemas preestabelecidos. Não se aceitam mais as fontes grega e romana como modelos de criação literária. A proposta romântica é não aceitar nenhum modelo, ele se expressa através de uma atitude pessoal, individual e única. O não-conformismo aos valores estabelecidos é a marca registrada do romântico.

b) Sentimentalismo:O romântico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos. Isso eqüivale a dizer que a razão fica em segundo plano. O romântico acredita que só sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivíduo. Por isso, é o sentimento de cada um que define a importância ou não das coisas.

c) Mal-do-século (Idealização do mundo):Os escritores buscavam um mundo perfeito e ideal, onde houvesse compensação para seu sofrimento.

d) Evasão e sonho:O romântico foge da realidade para um mundo imaginário, criado a partir de sonhos e emoções pessoais.

e) Eleição de heróis grandiosos:Na ânsia da glória, de infinito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com