TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Unidade 2 Interpretação E Produção De Texto

Dissertações: Questionario Unidade 2 Interpretação E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  1.886 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEMA

Descarte de óleo de cozinha

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Descarte de óleo de cozinha gerado em 12 restaurantes, no município de Paraguaçu Paulista.

3. JUSTIFICATIVA

O descarte de óleo de cozinha no solo impermeabiliza o mesmo, e em períodos de chuvas podem ocorrer enchentes e a decomposição do óleo com outras matérias orgânicas gera o gás metano que possui mau cheiro além de ser um dos principais contribuintes para o aquecimento global, despejado na pia gruda nas paredes das tubulações causando o seu entupimento e estimulando o aparecimento de ratos e baratas.

Além de aumentar os custos com manutenção das redes de esgotos e transtorno com buracos nas ruas atrapalhando o transito.

Atingindo rios provoca mortalidade de peixes e outros seres aquáticos, o óleo reduz o teor de oxigênio da água.

O uso e o descarte de óleo de cozinha estão presentes na rotina das atividades domésticas e de restaurantes. Contudo, muitas residências e estabelecimentos comerciais, ainda descartam o óleo utilizado no preparo de alimentos, diretamente na rede de esgoto, desconhecendo ou ignorando os malefícios desta ação.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral: Informar, conscientizar a importância de preservar os recursos naturais, não descartar óleo na água e no solo, pois esses recursos são essenciais para todos os seres vivos.

4.2 Objetivos específicos: Mostrar a importância em realizar a reciclagem do óleo;

Mostrar como o meio ambiente reage ao receber este resíduo;

Mostrar a importância de preservar o meio ambiente como um todo;

Avaliar os impactos ambientais do descarte incorreto do óleo de cozinha utilizado;

Identificar a quantidade de óleo produzido pelos restaurantes de Paraguaçu Paulista.

5. EMBASAMENTO TEÓRICO

No Brasil são descartados 9 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano, mas apenas 2,5 % de todo esse óleo de fritura é reciclado,ou seja, separado, coletado e filtrado. Em São Paulo são reciclados 1.000.000 de litros de óleo por mês, mas isso representa menos que 5% de todo o óleo descartado, ou seja, 95% do óleo descartado ainda não é reciclado.

Segundo o assessor do meio ambiente da Sabesp, cada litro de óleo de cozinha pode contaminar 25.000 litros de água (GLOBO 2009). O estrago não para por ai, o descarte inadequado deste tipo de resíduo pode ocasionar em diversos danos ao meio ambiente.

Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre a mesma, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados nas redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio. O óleo de cozinha jogado diretamente na pia pode prejudicar o meio ambiente. Se o produto for para as redes de esgoto encarece o tratamento dos resíduos em até 45% e o que permanece nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos, o que contribui para que ocorram as enchentes. A solução para este problema é a reciclagem do óleo vegetal. E existem várias maneiras de reaproveitar esse produto sem dar prejuízos ao meio ambiente.

Quem lida diariamente com grandes quantidades de óleo de cozinha muitas vezes tem dificuldades para descartá-lo. A simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado diretamente no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global e proteger as águas dos rios. A decomposição do óleo de cozinha emite gás metano na atmosfera. O Metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa que contribui para o aquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com