TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS ARMORIAL E MANGUEBEAT

Por:   •  13/2/2022  •  Artigo  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS ARMORIAL E MANGUEBEAT

  1. Cite pontos em comum que você percebeu existirem entre os movimentos Armorial e Manguebeat.

R: embora os movimentos sejam destacados como opostos, possuem afinidade no aspecto da identidade cultural das linguagens (locais), utilizadas em ambas as artes, bem como o interesse em comum na valorização do maracatu rural. Indo mais a fundo e, sabendo que, em geral, as músicas do Manguebeat questionavam e criticavam a desigualdade social no nordeste brasileiro (canções de protesto), cabe traçar um paralelo à valorização de valores culturais e artísticos do sertão nordestino, apresentado no movimento Armorial. Mesmo que se diferenciem em suas características principais, visto que, no Manguebeat, ocorre a influência da cultura pop, ambos os movimentos valorizam a esfera popular regional.

  1. E quais aspectos são bastante característicos e/ou definidores em cada um dos dois movimentos (Armorial e Manguebeat)?

R: o movimento Armorial, tendo como seu representante Ariano Suassuna, teve a iniciativa de valorizar a cultura popular nordestina do Brasil, preservando tradições, como músicas, danças, literatura, artes plásticas, cinema e arquitetura, em meio a uma indústria cultural globalizada. Cabe ressaltar que o termo “Armorial” se refere ao conjunto de brasões, bandeiras e estandartes, elementos representativos do povo. Por outro lado, o movimento Manguebeat, representado por Chico Science, visava mesclar a indústria cultural globalizada com a cultura popular local. Ele, por sua vez, acreditava na ideia de que seria possível fazer as tradições regionais se apropriarem das influências estrangeiras. O Manguebeat, portanto, unia ritmos da cultura nordestina aos derivados da cultura pop.

  1. Descreva o instrumental prioritariamente usado em cada uma das estéticas Armorial e Manguebeat.

R: primeiramente, o instrumental Armorial conta, sobretudo, com a rabeca (instrumento de cordas friccionadas), visto que as músicas são produzidas à moda de viola. Já no Manguebeat, passou-se a usar instrumentos elétricos e eletrônicos, como as guitarras e baterias, havendo a presença de um diferencial na estética musical, bem como nas propostas de timbre e linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com