TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO QUÍMICA EXPERIMENTAL

Por:   •  16/10/2018  •  Ensaio  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências

RELATÓRIO

QUÍMICA EXPERIMENTAL

AULA PRÁTICA Nº03

Alumínio e Ferro

Integrantes do grupo

Osória Mourisca Domingos de Carvalho – 20180362

Pedro António Manuel – 20181969

Pascoal Simão Pedro – 20170769

CURSO: Engenharia Química

TURMA: EQM2T1

DOCENTE: Maria Gaspar

DATA: 26/09/2018

ANO LECTIVO: 2018

ÍNDICE

SIMBOLOGIA E NOMENCLATURA……………………………….……………….03

RESUMO…………………………………………….……………………………...….04

  1. INTRODUÇÃO……………………………………………………...………....05
  2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA…….…………………………..……….........…06

3. Materiais e Métodos……………………………………………………...………….07

 3.1 Esquema de Equipamento………………………………………………..…..……07

3.2 Materiais/Reagentes……………………………..……………………..……….…..08

4. Procedimento Experimental…………………………………………………………09

4.1 Comportamento Químico Alumínio……………………………………………..…09

4.2 Identificação de Iões Ferro em Medicamento Comercial……………….....……….10

5. Resultados e Discussões……………………………………………………..………12

6. CONCLUSÃO……………………………………………………………….15

7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS………………………………………16

8. ANEXOS………...…………………………………………………………..17

SIMBOLOGIA E NOMENCLATURA

Al – alumínio;

HCl – ácido clorídrico;

NaOH – hidróxido de sódio;

Al2(SO4) – sulfato de alumínio;

Ca(OH)2 – hidróxido de cálcio;

H2O2 – peróxido de hidrogénio (água oxigenada);

Fe – ferro;

FeS – sulfero de ferro (pirita);

Fe2O3 – trióxido de ferro (hematita)

Fe3O4 – tetraóxido de ferro;

ºC – unidade de temperatura;

Al2O3 – óxido de alumínio;

SiO2 – dióxido de silício;

O2 – oxigénio;

F2 – flúor;

Al(OH)4 – hidróxido de alumínio;

RESUMO

O alumínio (Al) é um elemento químico metálico relativamente mole e mecanicamente pouco resistente quando puro, mas torna-se consideravelmente mais resistente quando forma ligas com outros metais. Nesta experiencia foram observadas: “as reacções e propriedades do alumínio” onde em cada um de cada 3 tubos de ensaio foram colocadas 1 lâmina de alumínio respectivamente, sendo posteriormente adicionadas água destilada, um ácido (HCl) e uma basa (NaOH) em cada um dos tubos e deixadas expostas ao ar para ver como reagem; “ determinação do pH de solução contendo sais de alumínio” onde basicamente foram dissolvidos Al2(SO4) em água e em seguida mediu-se o pH da solução formada; “processo de floculação” no qual pegou-se uma certa quantidade de água barrenta e dividiu-se em duas porções relativamente iguais, sendo em uma delas adicionadas Al2(SO4) e Ca(OH)2. Com isto pretende-se analisar como reage o alumínio em presença de ar, o grau de acidez presente em uma água com o seu sulfato e as funcionalidades do sulfato de aluímio como agente floculante para o tratamento da água.

O ferro (Fe) é um elemento químico metálico maleável, tenaz de coloração cinza prateado que apresenta propriedades magnéticas. Para esta experiência, foi feita a identificação de iões ferro em um medicamento comercial (Ferrum Fol), que depois de triturado foi-lhe adicionado HCl, H2O2, e NaOH de modos sequenciais, sendo posteriormente verificado a formação de um precipitado de cor marrom-avermelhada.

1. INTRODUÇÃO

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al e número atómico 13 com uma massa de 27g/mol. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da terra. Sua leveza, condutividade eléctrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmnt nas soluções de engenharia aeronáutica.

Entretanto, mesmo com baixo custo para sua reciclegem, o que aumenta a sua vida útil e estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduz o seu campo de aplicação, além das implicitações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo a produção do alumíno primário. As aplicações do alumínio são as mais diversas como por exemplo: em utensílios domésticos, na fiação elétrica, na construção civil (esquadrias), e na composição de espelhos juntamente com a prata. As ligas com alumínio são também utilizadas na produção de aviões, para torná-los mais leves.

O ferro é um elemento químico de símbolo Fe, número atómico 26 e massa atómica 56g/mol. A temperatura ambiente encontra-se no estado sólido. É extraido da natureza sob a forma de mn´rio de ferro. É um metal de transição encontrado no grupo 8 da tabela periódica dos elementos químicos sendo o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre.

Na natureza o ferro não está em estado livre ou elementar, porém, é comumente encontrado na forma de pirita FeS, hematita Fe2O3 e Fe3O4, que é transportada para um forno aquecido a uma temperatura de 2000°C, sendo obtido da redução destes compostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (542.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com