TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RIO AFOGADO E MORTO

Casos: RIO AFOGADO E MORTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  891 Visualizações

Resumo Do Documentário “Tocantins – Rio Afogado E Morto”

O documentário “Tocantins – Rio Afogado e Morto” trata sobre o crescente número de Usinas Hidrelétricas construídas no Rio Tocantins e os prejuízos que estão trazendo para a população local.

Diversas usinas estão sendo construída no rio Tocantins. Em 2005 já havia cinco barragens, mas previsão é que em até 2020 construa mais sete, totalizando assim em doze. O que ocorre da mesma maneira com os lagos.

A próxima usina a ser construída será no município de Estreito no Maranhão. Porém os atingidos pela futura barragem estão contra a aprovação dessa obra. E reivindicam por meio de audiências públicas. Muitos ribeirinhos que passaram a maior parte de suas vidas nesses locais estão com medo de perderem suas terras, pois com essa construção rios iram alagar e todos serão obrigados a saírem das moradias.

No documentário mostra também o depoimento de pessoas que foram afetados pela a construção de outras usinas. É transparecida no olhar de cada um a tristeza pela saudade do local que viviam e a indignação devido à situação precária que passam.

As construções das barragens tornaram-se umas das principais ameaças nos grandes rios do planeta. Milhares de pessoas já foram expulsas de usas terras só no Brasil. Muitos territórios ricos de fauna e flora foram afogados pelos rios. E mesmo com todos esses prejuízos ao meio ambiente ainda tá previsto a construção de centenas de outras usinas no país. Algo que poderá atingir não apenas os ribeirinhos como também toda a população brasileira.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com