TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rascunho de Redação Intolerância racial.

Por:   •  30/5/2017  •  Dissertação  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  3.963 Visualizações

Página 1 de 2

Rascunho de redação

  Tema: Intolerância racial.

  Certamente, a intolerância racial tem profundas raízes cultivadas no colonialismo europeu, haja vista que foi implantado um modo de produção escravista e de exclusão social da população negra. Dessa forma, segundo o Quinto Artigo da Constituição Federal do Brasil " Todos são iguais perante a lei ", permiti refletir que tal determinação é desprezada pela sociedade contemporânea, uma vez que as manifestações de ódio e preconceito ainda são habituais no cenário nacional, principalmente nas plataformas digitais.

  Nesse contexto, o filósofo Platão retrata, em mito da caverna, a perspectiva de indivíduos que moravam em uma caverna desde o nascimento e, assim, acreditavam que aquela realidade é absoluta, desconhecendo o mundo exterior, muito mais belo. De maneira análoga à alegoria platônica, brasileiros que praticam o inaceitável paradoxo citado, de certo, estão tomados por uma cegueira gerada pela caverna da ignorância.

  Por outro lado, apesar da lei Aurea ter abolido a escravidão de negros, não foi o suficiente para extinguir uma doença social dos tupiniquins, visto que após sancionar a lei o Governo Federal não implantou uma política de inclusão social dos afrosdecendentes, em virtude disso uma minoria da população é intolerante e racista. Além disso, é notavel que os discursos de ódio aumentam cada vez mais, por meio das redes sociais, pois os criminosos sentem-se protegidos atrás de um computador e divulgam mensagens, a fim de causar sofrimento e espalhar a violência.

  Levando em consideração esses aspectos, é  inadmissível que um país misigenado ainda seja refém do preconceito. Em primeiro lugar, é primordial que a violência associada à intolerância seja passiva de punições mais severas incluindo os crimes virtuais, ao passo que chegue na caverna de Platão e retire de lá os racistas e preconceituosos. Em segundo lugar, é importante que o Estado divulgue, através dos meios de comunicação, propagandas, com o intuito de repudiar a descriminação racial. Bem como, o Ministério da Cultura deva promover interações étinico-raciais, com o propósito de diversificar as culturas. Sem dúvidas, tais medidas tornarão-se a luz para guiar a saída de muitas cavernas e resultarão em uma sociedade tolerante e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (210.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com