TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Cespe

Dissertações: Redação Cespe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 2

É importante ressaltar também que é possível que a banca Cespe apresente uma situação hipotética para você analisar o tipo de crime cometido, a quem compete julgá-lo, dentre outras questões, sendo assim é de vital importância que você retome em sua redação expressões que indiquem que você está analisando o caso em tela, sugiro algumas expressões clássicas, do tipo:

• No caso em tela...

• Com base no caso em questão...

• Segundo o caso abordado...

• O autor do delito do caso em questão...

• Tício (ao se referir ao autor da infração: citar o nome que aparece no texto motivador)

DICA PARA MOSTRAR APROFUNDAMENTO DO ASSUNTO:

Você sabe que sua prova discursiva pode solicitar para discorrer acerca de aspectos penais e processuais penais, então ganha mais pontos no conteúdo o candidato que sabe abordar mais a lei em questão, vejamos um exemplo de parágrafo de aluno:

Silas, Juca e Celso, agentes do caso em questão, cometeram crime de extorsão qualificado pela privação da liberdade da vítima, Celia. O crime cometido é denominado sequestro relâmpago, muito comum utilizando os cartões de crédito da vítima. Para agravamento dos apenados, houve privação da liberdade da vítima devido à utilização ilegal de arma de fogo.

Comentários do professor:

Percebam que o aluno citou o tipo de crime que a questão exige que ele saiba, mas o candidato citou de forma geral, citou extorsão qualificado pela privação da liberdade da vítima e mais à frente citou sequestro relâmpago.

Agora veja esse outro parágrafo de aluno:

É no art. 159 que está tipificado o crime de extorsão mediante sequestro, vulgarmente denominado simplesmente sequestro, prescrito pelo art. 148 do Código Penal. Sendo assim, com base no caso em tela, os agentes quiseram...

Comentários do professor:

Percebam que no segundo caso, o candidato é mais preciso citando o CP e até o artigo em que se enquadra o tipo de crime. Você deve estar se perguntando: é obrigado fazer isso, professor? Não é que seja obrigado, mas se você sabe, apresente, você terá uma vantagem em relação ao candidato que é apenas geral, vago na apresentação do crime cometido, mas a dica é: só escreva o artigo, a lei se você realmente se lembrar exatamente dela, para não errar... se não sabe, basta dizer que segundo a CF, segundo o CP...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com