TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Oficial

Trabalho Universitário: Redação Oficial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PRESENCIAL - RECUPERAÇÃO

1. Localize as expressões coloquiais (gírias, regionalismos, expressões populares e as impropriedades gramaticais) utilizadas nos textos abaixo; depois, reescreva-os em linguagem formal.

a) Tendo em vista que é demais o que tá acontecendo aqui no setor, de uns dias pra cá, agora quem matar trabalho vai ter que se virar e providenciar atestado médico. Quem não dançar conforme essa música pode ter o dia de labuta descontado no salário. E isso tá na Lei.

Reescrita: ( que é demais, tá acontecendo, matar trabalho, se virar, dançar conforme a música,labuta).

Tendo em vista que é demais o que está acontecendo aqui no setor, há alguns dias, agora quem faltar ao trabalho terá que providenciar atestado médico. Quem descumprir poderá ter o dia de trabalho descontado no salário. E isso consta em Lei.

b) Essa convocação aqui tá chamando todos os delegados do sindicato pra se juntarem aos operários na Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, pra a gente discutir como dar fim nos abusos que estão acontecendo com os camaradas que trampam no chão da fábrica.

Reescrita: (aqui tá chamando,pra se juntarem,pra a gente, dar fim, com os camaradas,trampam).

Convocam-se todos os delegados do sindicato para se reunirem aos operários na Assembleia Geral, na próxima sexta-feira, para discutir uma solução para acabar com os problemas que estão acontecendo com os operários que trabalham no chão da fábrica.

2. O texto seguinte é um comunicado-relato de fatos e decisões a ser remetido a um grupo de trabalho. Contudo, as informações estão apresentadas de forma excessivamente pessoal, de maneira que imprimem à mensagem caráter subjetivo e pouca credibilidade. Reescreva-o procedendo à impessoalização.

Como os senhores podem conferir comigo em registros disponíveis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados e os atuais saldos. Quando percebi essa discrepância, convoquei uma reunião com dirigentes, na qual expus toda a situação. Prontamente atenderam às minhas reivindicações e analisaram os documentos que estavam comigo. Assim, deliberamos o seguinte: até eu apurar e esclarecer os fatos, ficam suspensas as atividades dos setores envolvidos.

Reescrita:

Como pode ser verificado a partir dos registros disponíveis, não há concordância entre os números apresentados nos relatórios passados e os atuais saldos. Quando foi percebida essa discrepância, convocamos uma reunião com dirigentes, na qual foi exposta toda a situação. Prontamente foram atendidas as reivindicações de analisar os documentos em questão. Assim, deliberou-se o seguinte: até que sejam apurados e esclarecidos os fatos, ficam suspensas as atividades dos setores envolvidos.

3. Reescreva os textos a seguir, utilizando a estratégia de impessoalização predefinida.

a) Impessoalize o texto, aplicando estruturas passivas com apagamento de agente.

Estou convocando os Senhores Acionistas a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, em que explicarei as novas normas em vigor para seus planos. Agradeço a todos.

Reescrita:

Os Senhores Acionistas são convocados a participarem da Assembleia Geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com