TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lingua Portuguesa / Redação Oficial -UNISUL

Exames: Lingua Portuguesa / Redação Oficial -UNISUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2013  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Língua Portuguesa e Redação Oficial

Curso: Segurança Publica

Professor: Josefina Maria Hassmann

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. As modalidades oral e escrita de nossa língua possuem características, conforme você estudou. Dessa forma, transcreva o texto a seguir para a linguagem escrita, na forma padrão de linguagem. (2,0 pontos)

É massa, Brother.

Brother, dentro dessa nova edição do Vestibular 500 testes tem tudo para que o próximo vestiba role maior.

Só de português são 80 questões, sendo 50 testes e 30 escritas.

Fora as questões de física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês.

Ah, tem uma lista de livros e um monte de dicas que você precisa ficar por dentro antes de encarar os exames. (Fonte: Revista Veja São Paulo, 3 de outubro de 1991.)

1)RESPOSTA:

Olá amigo, Nesta edição do vestibular serão 500 questões e provavelmente o próximo vestibular terá mais questões.Nesta edição terá 80 questões de português que será dividida em 50 testes e 30 escritas. Haverá também questões das matérias: física, química, biologia, história, geografia, matemática e inglês.Existe uma lista de livros e várias dicas para ser estudado antes de fazer as provas.

Ou

A nova edição do vestibular 500 está excelente! Contendo testes e tudo o que é preciso para que o seu vestibular seja um sucesso. São 80 questões, onde 50 são testes e 30 são questões escritas . Alem das questões de física, química, biologia,história, geografia e inglês. Há também uma lista de livros e uma série de dicas que o ajudarão a fazer um bom exame.

2. Leia atentamente aos textos a seguir.

Texto 1 – O quarto estava localizado na parte velha de Paris. Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d’água. Uma grande janela envidraçada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tábua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.

Texto 1: descritivo

Texto 1 – O quarto estava localizado na parte velha de Paris. Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d’água. Uma grande janela envidraçada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tábua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.

Texto 2 – Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida, instalou o cavalete de pintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.

Texto 2: Narrativo

Texto 2 – Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.

Texto 3 – O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.

Texto 3: Dissertativo

Texto 3 – O fato de viajar longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certados e de sofrimento à maior capacidade de produção: assim foi com Camões, Cervantes,Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos.Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto em Paris.

Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redação em Construção a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicação: 2003.

A partir da leitura dos textos responda as questões abaixo:

a – Identifique a tipologia textual predominante, em cada um dos textos acima. (1,0 ponto)

Texto 1: descritivo , Texto 2: Narrativo , Texto 3: Dissertativo .

b – Analise os textos acima e explique, com as suas palavras, as características de cada uma das tipologias identificadas no item “a”. A explicação não pode ser transcrita do material didático. Em seguida, destaque partes dos textos que comprovem os seus argumentos, veja que essas partes do texto e o seu comentário precisam estar relacionados, por isso as características apresentadas não podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com