TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre a revisão de diretrizes importantes para que possamos criar parágrafos que atendam aos requisitos de um texto bem estruturado

Artigo: Reflexões sobre a revisão de diretrizes importantes para que possamos criar parágrafos que atendam aos requisitos de um texto bem estruturado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Para saber escrever é preciso saber construir parágrafos. Quem não consegue elaborá-lo, não consegue produzir um texto coerente. O que você acha, então, de revisarmos orientações importantes para que consigamos produzir parágrafos que atendam aos requisitos necessários para um texto bem estruturado?

Sempre que produzimos um texto em prosa, independente de ser descritivo, narrativo, expositivo ou argumentativo, ele se constitui de unidades menores que se denominam parágrafos.

Segundo Othon M. Garcia, em Comunicação em Prosa Moderna, “O parágrafo é uma unidade de composição, constituída por um ou mais de um período em que desenvolve determinada idéia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Sua extensão é variada, existindo parágrafos curtos e longos, visto que são determinados pela unidade temática, pois cada um deles representa a exposição de uma idéia.

Se as idéias forem complexas, poder-se-ão apresentar em dois ou até mais parágrafos. É importante esclarecer, também, que estamos explicando o parágrafo-padrão, que estruturalmente é o “mais comum e eficaz” e que apresenta:

a) Introdução ou tópico frasal: apresenta a idéia-núcleo em um ou dois períodos curtos;

b) Desenvolvimento: expande a idéia principal ou idéia-núcleo;

c) Conclusão: fechamento da idéia

Observe o exemplo a seguir:

É preciso lembrar que nem todos os parágrafos obedecem à estruturação em fases de introdução desenvolvimento e conclusão. Há parágrafos que apresentam as duas primeiras fases; ou as duas últimas; ou apenas a segunda. Às vezes, cada frase individualmente apresenta matéria para parágrafos próprios. Contudo, é desejável que se organize o parágrafo, estruturando-o em introdução, desenvolvimento e conclusão, quando o assunto exige um desenvolvimento extenso, quando são intrincadas as relações entre as informações; quando a complexidade do assunto a ser desenvolvido torna a redação trabalhosa; quando se pretende controlar com mais cuidado a organização do assunto para facilitar a recepção do leitor; enfim, quando a pessoa que escreve impõe a si mesma o exercício lógico de estruturação do pensamento.

Há núcleos de parágrafos explicativos e argumentativos que se fazem por meio de uma “determinada idéia”, os de narrativos, por “incidentes”, ou seja, episódios de pequena extensão e os de descritivos que se apresentam como um “quadro”.

Garcia (1995: 208) esclarece que o tópico frasal, que manifesta o resumo do pensamento, pode se apresentar como:

a) Declaração inicial (quando afirma ou nega alguma coisa);

b) Definição;

c) Divisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com