TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Oficina Língua Portuguesa I

Artigos Científicos: Relatório: Oficina Língua Portuguesa I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  2.514 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório: Oficina Língua Portuguesa I

Com a realização da “Oficina Língua Portuguesa I” temos a chance de recordarmos um pouco das regras básicas de nossa língua, que pelo fato de não usarmos essas regras muitas vezes acabam passando despercebidas, e também sendo esquecidas.

Vemos as classificações dos substantivos, que são: próprio, comum, concreto, abstrato, simples, composto, primitivo, derivado e coletivo, dos artigos, que são: definidos e indefinidos, dos verbos, que são: modo, pessoa, número, tempo e voz entre outros.

A oficina nos mostra também a forma de usar a vírgula através dos exemplos:

Para separar o aposto: Exemplo: Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, é um dos mais consagrados escritores da poesia mundial.

Separar o vocativo: Exemplo: Senhor professor, por que me persegues?

Nas datas: Exemplo: Ribeirão Preto, 06 de setembro de 1973.

Separar expressões explicativas: Exemplo: O uso das vírgulas não é algo complicado, isto é, necessita-se de compreensão.

Advérbio deslocado: Exemplo: Naquela manhã de primavera, conheci a verdadeira razão de viver.

Separar elementos de mesma função sintática: Exemplo: Aquela luz era para mim meu refúgio, fortaleza, socorro e esperança.

Também vemos qual é a forma correta de usar: dois pontos, reticências, aspas e travessão, estes são apenas alguns exemplos de tudo o que esta oficina nos oferece, ela nos mostra tudo através de exemplos, o que facilita na hora de memorizar a forma correta de usá-las. E ainda tem uma lista de dicas para leituras futuras sobre o assunto abordado casa o leitor se interesse.

Com ela recordamos tudo que precisamos sabe para melhorarmos nossa forma de nos comunicarmos não somente através da escrita, mas também através da fala, pois se escrevemos corretamente começarmos a falar de forma correta será uma consequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com