TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto: "Desvendando Os Segredos Do Texto" De Ingedore G. Villaça Koch

Monografias: Resumo Do Texto: "Desvendando Os Segredos Do Texto" De Ingedore G. Villaça Koch. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  5.717 Visualizações

Página 1 de 2

Ingedore Koch entende, em seu livro, o texto como lugar de constituição e de interação dos sujeitos sociais. A autora explica a interação pela linguagem, que é atividade constitutiva. Temos aqui apresentadas três concepções de língua e sujeito, para cada uma delas temos uma definição de texto.

A primeira concepção de língua diz que ela é a representação do pensamento. Para essa concepção temos um sujeito psicológico, individual. Encontra-se o predomínio da consciência individual no uso da linguagem – o sujeito acima do discurso. Nesse caso, entende-se o texto como produto do pensamento do autor.

A segunda concepção de língua entende a língua como estrutura, dessa forma o sujeito é assujeitado pelo sistema. O “assujeitamento” é o processo pelo qual o indivíduo deixa de ser dono de seu próprio discurso e de sua vontade e tem a ilusão do discurso livre, ele é manipulado pelo sistema. Para essas definições de língua e sujeito, o texto é visto como produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor.

A terceira concepção vê a língua como lugar de interação social. O sujeito é, aqui, uma entidade psicossocial e tem caráter ativo. É um sujeito social que participa ativamente da definição da situação na qual se acha engajado. Nesse caso de língua e sujeito o texto é considerado o próprio lugar de interação e os interlocutores nele se constroem e são construídos.

Ingedore Koch adota essas últimas concepções de língua, sujeito e texto para afirmar que a compreensão deixa de ser entendida como uma simples representação mental ou decodificação de uma mensagem e passa a ser uma atividade interativa complexa de produção de sentidos.

O sentido do texto é construído na interação texto e sujeitos e a coerência diz respeito ao modo como os elementos presentes no texto vêm a constituir uma configuração veiculadora de sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com