TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Caso Dos Exploradores De Caverna

Artigo: Resumo O Caso Dos Exploradores De Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

SENTENÇA

O caso “Exploradores de Caverna” é excepcional. Para ser julgado da forma mais correta e justa possível, é preciso fazer uma análise sobre diferentes aspectos que podem ser observados diante do andamento do caso.

Os exploradores com certeza passaram por uma situação extremamente complicada. Foi tanto uma tortura física quanto psicológica. Ao analisarmos as consequências do ato do assassinato de Whetmore podemos perceber diversos fatores. Primeiramente, se formos analisar do ponto de vista da nossa cultura, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, tanto que podemos exemplificar o caso do aborto, que é uma lei que ainda não foi aprovada e sua permissão dificilmente acontecerá. Em segundo lugar, dez pessoas já haviam morrido por consequência do soterramento, pois era uma situação extremamente delicada e perigosa, colocando várias vidas em risco, para salvar os cinco exploradores. E por fim, quando o médico afirmou que eles tinham escassas chances de sobrevivência até o tempo do resgate, devem ter entrado em desespero, um choque psicológico. Nesse momento que Whetmore, que pelo o que deixa implícito no livro, seria o porta voz do grupo ali formado, pergunta se podem sobreviver caso um deles servisse de alimento para os outros. O médico, mesmo não concordando, responde afirmativamente. Porém, quando perguntam que se caso fizessem isso, teriam alguma consequência moral ou legal, ninguém se atreveu a responder.

No julgamento, a sentença foi a condenação a forca até a morte..

Eu nesse caso, como juíza, ou representante do poder legal, não teria dado essa sentença. Certamente, os exploradores passaram por uma situação desgastante e humilhante. Mesmo assim, se os cincos estavam submetidos a aquela situação, o mais correto seriam que todos tivessem as mesmas oportunidades. Mas devemos levar em conta que no momento do desespero, a situação psicológica em que se encontravam não era mais a mesma, e mesmo estando cientes das consequências, queriam lutar pela sua sobrevivência de qualquer maneira, o que já é um instinto natural do ser humano, desde a época.

Eles só tinham duas opções: morrer a espera do socorro, ou realizar a proposta feita pela vítima. Acredito que mereçam uma punição, não uma condenação tão exagerada assim, pois só eles sabem o que passaram nos seus pensamentos naquele momento.

Minha sentença seria uma pena de reclusão de 1 ano e 6 meses.

Obs: Esse julgamento com certeza teria um olhar bem diferenciado nos dias de hoje, devido às mudanças na cultura e na própria lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com