TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resuno

Ensaios: Resuno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

RESISTÊNCIA ELÉTRICA

ANÁPOLIS – GO

2014

Resistência Elétrica

A Resistência elétrica é uma variável relacionada com a eletricidade, que se opõe à passagem da corrente elétrica num determinado corpo condutor.

A resistência elétrica, dada sob a grandeza nada mais é que o exercício de oposição de um determinado corpo à passagem de corrente elétrica. Vários fatores podem colaborar para que haja essa resistência. No caso da eletricidade em si, diâmetro, comprimento, temperatura e tipo de material em que é feito o condutor, ajudam a interferir nesse fator. No caso, a resistência pode também ser usada à favor.

Efeito Joule

Um condutor metálico, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, se aquece. Num ferro de passar roupa, num secador de cabelos ou numa estufa elétrica, o calor é produzido pela corrente que atravessa um fio metálico. Esse fenômeno, chamado efeito Joule, deve-se aos choques dos elétrons contra os átomos do condutor.

DESENVOLVIMENTO

A Resistência elétrica é uma grandeza que traduz a facilidade ou dificuldade com que se gera uma corrente elétrica;

Calcula-se pelo quociente entre a tensão aplicada e a intensidade que o percorre.

Os resistores são usados em um circuito para aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica que o percorre.

Podemos comparara a resistência elétrica àquelas barreiras que encontramos nas pistas de atletismo para acorrida com obstáculos. Quanto mais obstáculos mais lenta é a velocidade média dos corredores. Em um circuito acontece da mesma forma: quanto mais resistência elétrica, menor é a corrente que atravessa o fio condutor.

A aplicação mais comum dos resistores é converter energia elétrica em energia térmica. Isso ocorre porque os elétrons que se movem no resistor colidem com a rede cristalina que o forma, gerando calor. Esse fenômeno é denominado efeito joule em nosso dia-a-dia: em chuveiros elétricos, ferros de passar roupa, em fogões elétricos, etc. Observem que todos esses aparelhos “fornecem calor”.

A própria lâmpada incandescente converte mais energia elétrica em energia térmica do que em energia luminosa, sendo essa última a sua grande finalidade: 85 % da energia que consome é transformada em calor. Ao contrário, as lâmpadas fluorescentes, consideradas “lâmpadas frias”, têm uma parte bem menor da energia elétrica convertida em calor e por isso são econômicas.

Efeito Joule

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com