TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo No Brasil E Em Portugal

Artigos Científicos: Romantismo No Brasil E Em Portugal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO DE ENSINO ARISTÓTELES

GABRIELA LAÍS CARDOSO PEREIRA

ROMANTISMO NO BRASIL E EM PORTUGAL

SENADOR CANEDO

2013

GABRIELA LAÍS CARDOSO PEREIRA

ROMANTISMO NO BRASIL E EM PORTUGAL

Trabalho apresentado à disciplina de Literatura, do Instituto de Ensino Aristóteles, como requisito parcial para a obtenção da conclusão do primeiro ano do ensino médio. Professor: Edimar Pereira.

SENADOR CANEDO

2013

DEDICATÓRIA

A todos os PROFESSORES, que com tamanha paciência nos ensinam e educam nos tronando seres humanos melhores. Aos meus familiares por ter me ensinado antes tudo a amar, amar sem interesse, amar o mundo e a humanidade.

AGRADECIMENTOS

Agradeço de coração a todos aqueles que de forma direta ou indireta, contribuíram para a realização deste trabalho. Ao Instituto de Ensino Aristóteles e todos os seus colaboradores e professores, em especial ao Professor Edimar Pereira, pela valiosa sugestão oferecida e pelas incansáveis explicações nos dada ao longo da confecção desse trabalho. Aos amigos que conhecemos no decorrer das aulas pelo total incentivo, apoio e colaborações.

EPÍGRAFE

Não há ninguém, mesmo sem cultura,

que não se torne poeta quando o

Amor toma conta dele.

Platão

SUMÁRIO

DEDICATÓRIA 3

AGRADECIMENTOS 4

EPÍGRAFE 5

INTRODUÇÃO 7

CAPÍTULO I – ROMANTISMO EM PORTUGAL 8

CAPITULO II – ROMANTISMO NO BRASIL 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃO

Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico, é uma vertente da literatura que surgiu na Europa no fim do século XVIII. Surgiu inicialmente na: Inglaterra, Itália e Alemanha, mas foi à França que mais expandiu e desenvolveu o romantismo apresentando para o resto do mundo, em função das revoluções Industrial e Francesa. Perdurou em grande parte do século XIX, teve como característica: uma visão de mundo oposta ao que pregava o racionalismo e o iluminismo buscava um nacionalismo que foi consolidou os estados nacionais na Europa.

Era inicialmente era apenas uma atitude, um estado de espírito, tomando um movimento, assim o espirito romântico designa a visão de um mundo que tem como o centro o indivíduo. Os autores que faziam parte do romantismo estavam voltados para si, com uma conduta individualista, retratando o drama humano, amores trágicos, utopias e o desejo de escapara de determinadas situações.

O século XVIII marcou pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, já o inicio do século XIX apresentou marcas do lirismo pela subjetividade e emoção pelo egocentrismo.

O romantismo representou mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores, atingindo primeiramente a literatura e a filosofia, para depois afetar as artes plásticas. A literatura romântica abrangeu a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi um movimento de vanguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel menos vanguardista.

Abordaremos no primeiro capítulo o aspecto do Romantismo em Portugal e no segundo capitulo faremos um levantamento do movimento romantismo no Brasil.

CAPÍTULO I – ROMANTISMO EM PORTUGAL

Surgiu no século XIX, com a publicação do poema Camões, de Joao de Almeida Garret, poema este que foi escrito quando Portugal estava dominado pela Inglaterra e enfrentava grandes turbulências politicas, este poema tentava resgatar o passado e orgulho do povo de Portugal.

Nas artes plásticas foi considerado um movimento em contraposição ao neoclassicismo, pois reagia bruscamente ao excesso de racionalidade clássica e negava os principio de harmonia, ordem e proporção, porém ao analisar profundamente notaria que tanto o neoclassicismo como o romantismo se revelam com duas faces de um mesmo objeto, se completando entre si, é claro que existem pontos que se opõem, como o sentimento, a razão ou o individuo versus o todo, mas todas essas diferenças fazem com que se complementem principalmente no que diz respeito às artes plásticas, tudo isso porque o Neoclássico por si só é um movimento romântico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com