TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Titulo

Dissertações: Sem Titulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

3º ADM B

Processos Administrativos

ATPS

1ª etapa

Adilson Thiago Silvério Mascarenhas 1053000044

Alexandra Oliveira Bonfim 1018843784

Bruna Cristina de Melo Vasconcelos 1050999332

Caroline Luques Wagner 1001757241

Elisângela Rui Pereira da Silva 1018838449

Júlio César Vioto 1061118226

Renata de Melo Barcelos 1030928692

Isthifani K. Almeida 1025797032

Zilda Aparecida Moreira 1061123956

Professor José Henrique Melo Cunha

Sorocaba

30/03/2011

Índice

Introdução 3

Desenvolvimento 4

Planejamento estratégico 4

Planejamento tático 4

Planejamento operacional 5

Considerações finais 6

Referências bibliográficas 7

Introdução

Planejar pra quê?

Uma perca de tempo? Um mero “enchimento de liguiça”? Este trabalho mostra que planejar, a um grosso modo, tem a ver com “minimizar erros” ou “aumentar as probabilidades de acerto”.

Para o administrador, planejar torna-se obrigatório, pois terá que apresentar soluções viáveis para alcançar objetivos comuns.

No conteúdo a seguir apresentaremos as formas de planejamento estratégico, tático e operacional que explicará seus níveis e processos de uma forma mais detalhada, deixando assim, muito claro que uma das principais funções de um administrador dentro do processo administrativo é realizar planejamentos.

Desenvolvimento

Planejamento estratégico

É o planejamento de nível institucional, ou seja, voltado para a empresa e seu ambiente geral (ambiente interno e externo) e, devido a essa característica, está sujeito às incertezas do ambiente e do mercado.

Este tipo de planejamento é desenvolvido sempre olhando as interações entre todas as unidades para obter sinergia entre as mesmas e fazer com que esta combinação alcance os objetivos da estratégia empresarial. Deve ser focado em COMO FAZER ao contrário da Estratégia Empresarial que foca no QUE FAZER e no longo prazo conforme ressalta Chiavenato:

“Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10, 15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.” (CHIAVENATO, Idalberto. Administração, Rio de Janeiro, Elsevier, São Paulo, Anhanguera, 2010, p. 142.).

Para Drucker:

“Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (P. Drucker, Introdução a Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.)

Já para Rebeca Peteleiro o planejamento estratégico deve começar com a discussão: Qual é o negócio da empresa, sua missão e visão¹. Já por Chiavenato (2010, p. 144): “Em função da missão e da visão organizacional, são estabelecidos os objetivos empresariais.”

Planejamento tático

O desdobramento do planejamento estratégico pode ser chamado de planejamento tático. É o planejamento de nível intermediário da organização e deve ser elaborado dentro das unidades tendo consciência de que estas estão inter-relacionadas.

Para Milena Queiroz Gonçalves dos Santos (2009): “O planejamento tático [...] é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria.”

O planejamento tático, elaborado pelos gerentes da organização, tende a ser mais detalhado que o planejamento estratégico sempre procurando manter sincronia e sinergia com outros departamentos, pois sempre será influenciado por eles. Trata-se de um planejamento contínuo e cíclico, porém, visando melhorias e inovações, devem ser feitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com