TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Titulo

Artigo: Sem Titulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  227 Visualizações

Projeto ético-político do serviço social e sua relação com a reforma sanitária.

Seguindo informações contidas no texto Projeto ético-político, conseguimos retirar alguns conhecimentos em torno de: serviço social na área da saúde e da participação direta do assistente social na área da saúde.

O principal foco do projeto é contribuir para o fortalecimento do projeto ético-político profissional do serviço social e da reforma sanitária. O projeto encontra-se com uma divisão em quatro partes:

1- Panorama serviço social no período de 1930 a 1979: Primeiramente na década de 30 até a década de 70 é conhecido o surgimento do serviço social através das influências sócio históricas da época, tendo como principais citações: a conjuntura de 30 a 45, e o crescimento do serviço social no País. A modernização conservadora exigiu renovação do serviço social, onde surge a disfunção da perspectiva modernizadora.

2- As alterações no serviço social nos anos 80 e 90: No início da década de 80, no Brasil, foi um período onde ocorreram grandes mobilizações políticas, como também ocorreu um grande aprofundamento da crise econômica que foi vista também no período da ditadura militar. No que tange ao modelo de participação social, a Constituição Federal de 1988 é uma das que obteve maior evolução, onde a saúde, a assistência social e a previdência social integra a seguridade social. A partir do exposto, identificou-se que os dois projetos políticos em disputa, na área da saúde, o projeto privatista e o projeto de reforma sanitária, apresenta diferentes requisições para o serviço social.

3- A recente

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com