TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senhora (José De Alencar) Resumo Do Livro Senhora De José De Alencar.

Dissertações: Senhora (José De Alencar) Resumo Do Livro Senhora De José De Alencar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  2.603 Visualizações

Página 1 de 9

Escola Estadual Deputado Astolfo Araújo

Manuela Fonseca dos Santos

Senhora (José de Alencar)

Resumo do Livro Senhora de José de Alencar.

São Paulo

2014

Manuela Fonseca dos Santos

Senhora (José de Alencar)

Resumo do Livro Senhora de José de Alencar.

Trabalho de Conclusão do ensino médio apresentado a Escola Estadual Deputado Astolfo de Araújo – São Paulo, como requisito parcial para a conclusão do Curso do terceiro ano do ensino médio Eja.

São Paulo, 22 de maio de 2014.

Orientador (a): Odília Mariano Alves

São Paulo

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.

2. Biografia do Autor

3 Analise do Livro.

4 Resumo

5 Conclusão.

6 Bibliografia

INTRODUÇÃO

Senhora é um romance passado na primeira metade do século XIX e que expõe ao leitor, como pano de fundo, valores e costumes da aristocracia escravista do Segundo Reinado. O romance conta-nos a vida de uma bela moça desiludida e rancorosa, chamada Aurélia Camargo.

Aurélia passou uma infância pobre junto à mãe doente e um irmão que veio a falecer na adolescência.

Narrado em terceira pessoa; o romance é escrito em quatro partes e não obedece uma ordem cronológica, isto é, a primeira parte ( O Preço), narra os episódios atuais, enquanto que a Segunda parte (Quitação), fala-nos do passado de Aurélia, seguem os capítulos: Posse e Resgate.

BIOGRAFIA DO AUTOR

O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”.

Podemos considerar Alencar como o precursor do romantismo no Brasil dentro das quatro características: indianista, psicológico, regional e histórico.

Este autor brasileiro utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil e, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam com se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil.

Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates.

No romance indianista de José de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes: antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo no meio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guarani.

É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que está sua obra mais importante: Iracema. Outra obra também considerada de grande valor literário é O Guarani, pois aborda os aspectos da formação nacional brasileira.

Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José de Alencar fez também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar.

Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.

Análise do livro:

O romance “Senhora” de José de Alencar foi publicado pela primeira vez em 1875 e é organizado em quatro partes que definem uma transação comercial, simbolizando metaforicamente o casamento por interesse, a saber: O preço; Quitação; Posse; Resgate.

Este é um romance basicamente romântico caracterizado pelo nacionalismo e pela temática brasileira, perceptíveis pela narrativa situada na Corte, atual cidade do Rio de Janeiro, durante o Segundo Reinado, assim, devido a essas menções a obra é denominada, por alguns teóricos, como romance urbano. Entretanto, por abordar a sociedade como vilã juntamente com seus hábitos doentios, costumes imorais e norteada pelo dinheiro, “Senhora” pode também ser considerado um romance de costumes.

Oscar Mendes afirma que “como no período romântico não se compreendesse um romance que não tivesse uma intriga amorosa, todos os romances urbanos de Alencar são romances de amor, do amor, como entendia a mentalidade romântica da época, um amor, sublimado, idealizado, capaz de renúncias, de sacrifícios, de heroísmos e até de crimes, mas redimindo-se pela própria força acrisoladora de sua intensidade e de sua paixão.”

Narrado em terceira-pessoa por um narrador-observador, o romance é rico em detalhes externos e internos das personagens e do meio que as cercam, assim devido à preocupação com as características psicológicas das personagens, junto com a descrição da realidade esse romance possui certas características realistas, aglutinando o romanesco e o real. A protagonista de “Senhora”, Aurélia Camargo, é idealizada pelo autor como um anjo, uma rainha, assim como uma heroína aos moldes românticos. Porém, ao mesmo tempo em que é anjo é “ninfa das chamas”, “lasciva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com