TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Senhora

Trabalho Universitário: Resumo Do Livro Senhora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do livro Senhora de José de Alencar

Senhora é um romance que expõem alguns costumes e valores da sociedade fluminense do segundo império. Através do romance vivido por Aurélia Camargo e Fernando Seixas ele leva-nos a refletir sobre a influência do dinheiro nas relações amorosas.

Aurélia teve uma infância bastante pobre ao lado de sua mãe dona Emília que se encontrava muito doente e de seu irmão Emílio que veio a falecer por conta de uma doença.

Seu pai, Pedro Camargo que também faleceu por conta de uma doença, era filho natural de Lourenço de Souza Camargo um fazendeiro muito rico cujo não o reconhecia como seu legítimo herdeiro.

Depois da morte de seu irmão, Emília mandava Aurélia ficar todas as tardes na janela pra ver se ela conseguia arranjar um noivo, sua mãe ficava muito preocupada em morrer e deixa-la sozinha no mundo. Foi assim que Aurélia conheceu Fernando Seixas, e se apaixonaram, eles chegaram a ficar noivos só que para Fernando se o casamento não lhe oferecesse dinheiro ou posição social seria apenas um tormento em sua vida e por conta disso ele terminou o noivado com Aurélia para ficar noivo de Adelaide uma moça rica cujo pai lhe ofereceu 30 contos de réis como dote.

Aurélia sofreu muito quando descobriu que Seixas avia terminado o noivado por conta do dote, logo depois sua mãe teve uma moléstia crônica e não se levantou mais do leito onde ficou cerca de dois meses e veio a falecer. Essa foi a pior fase da vida de Aurélia, pois, teve que se virar para manter a casa, cuidar da mãe e tentar recuperar-se do fim do noivado.

Depois de ter ficado órfã, Aurélia recebeu uma herança milionária de seu avô que tinha ido a sua casa antes de sua mãe falecer, e fez um testamento a reconhecendo com sua legítima herdeira. Aurélia foi morar com dona Firmina parenta dela, e ficou conhecida como a rainha dos bailes, todos os homens a admiravam e a desejavam.

Ainda ressentida com o antigo noivo, resolve vingar se dele. Sabendo que Fernando ainda solteiro, passava por dificuldades financeiras, resolve comprá-lo para marido através do mercado matrimonial que era comum antigamente. Assim, por intermédio de Lemos tio e tutor de Aurélia, Fernando recebe uma proposta de casamento e aceita sem saber exatamente com quem se casaria, o que lhe interessava era apenas o dinheiro 100 contos de réis. Quando Seixas descobriu que sua noiva era Aurélia ele ficou muito feliz, pois, ainda a amava, e abriu seu coração para ela.

A moça, porém, na noite de núpcias, deixa bem claro: “comprou-o” para representar o papel de seu marido que para ela era um traste indispensável para as mulheres, mais dormiriam em quartos separados e não pretenderia entregasse a ele. Ela aproveitava-se das oportunidades do cotidiano para criticá-lo com ironia. Durante messes, eles viveram um casamento de aparências, todos pensavam que o casal viviam feliz, mas na realidade essa relação era marcada pelas ofensas, ironias e sarcasmo que se desenvolvia entre os dois.

Fernando trabalhava como escritor e realizou um negócio que lhe permitiu levantar o dinheiro necessário para pagar o que devia a Aurélia. Então ele decide devolver o dinheiro que havia recebido do dote em troca da separação. Aurélia viu este ato de Fernando como uma regeneração, e ela que nunca deixou de amá-lo, foi vencida por este amor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com