TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de análise e desenvolvimento Qua Systems

Projeto de pesquisa: Sistema de análise e desenvolvimento Qua Systems. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 10

QuaAnálise e Desenvolvimento de Sistemas

ATIVIDADE PROPOSTA

1. Capa, Folha de Rosto e Sumário.

2. Introdução: apresente o contexto da atividade com objetividade,

buscando familiarizar o leitor com o conteúdo a ser abordado, ou seja, explique de

que trata o trabalho.

3. Objetivo: demonstre as metas a serem alcançadas.

4. Desenvolvimento:

4.1. Faça uma pesquisa sobre banco de dados orientado a objetos.

4.1.1. Descreva sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento.

4.1.2. Qual é a diferença entre banco de dados orientado a objeto e banco

de dados relacional.

4.2. Pesquise sobre ORM (Object Relational Mapper) – Mapeamento

Objeto Relacional.

4.2.1. Como desenvolver utilizando o modelo orientado a objetos com um

banco de dados relacional.

4.2.2. O que é ORM e para que é utilizado.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 Listas Lineares 5

3.1.1 LIsta Simples Encadeada 5

3.1.2 Lista Duplamente Encadeada 6

3.1.3 FIFO 7

3.1.4 LIFO 7

3.1.5 Apontadores e Utilizade 7

3.2 Conceito de ACID 7

3.2.1 Atomicidade 8

3.2.2 Consistência 8

3.2.3 Isolamento 8

3.2.4 Durabilidade 8

3.3 Banco de Dado Relacional com Programação Orientada a Objeto 8

3.4 ORM 9

3.5 Ferramentas ORM 9

3.6 Diagrama de Classe 10

3.7 Conceito de Herança 10

3.8 Conceito de Polimorfismo 10

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

5 REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho vem elucidar ainda mais o nosso processo de aprendizado, pois ele aborda vários assuntos de grande pertinência para um profissional de sucesso na área de TI.

Solicitaram para que fosse feito um trabalho de pesquisa abordando diversos assuntos, envolvendo a área de engenharia da computação. Explanarei desde as técnicas de gerenciamento de processos, como o FIFO e o LIFO ou FILO, até as técnicas de programação orientada a objeto voltado para o SGDB, mostrando alguns exemplos de aplicativos que utiliza com perfeição esses métodos. E por fim, abordarei os conceitos de Herança e Polimorfismo, voltado também sobre a questão OODB.

2 OBJETIVO

O objetivo será introduzir ainda mais o aprendizado na área da programação orientada a objeto e na gerencia de processos, essa última por mais que o assunto aborde exatamente a dinâmica dos processos na computação, ele tende a mostrar para o estudante que mesmo as máquinas, que são ditas tão desenvolvidas, há uma organização e gerencia de seus "processos" ou "projetos". Tudo isso para que saia de acordo com o esperado, com a mínima possibilidade de erros e com o total controle dos acontecimentos dentro da sua área de atuação.

Esses assuntos são de vital importância para um profissional desenvolvedor de software, pois sem o aprimoramento e a utilização de métodos que agilizam e capacitam, e sem a gerencia de processos, tanto da maneira que expus anteriormente quanto do assunto propriamente dito abordado nesse trabalho, o desenvolvedor não terá muito sucesso nos empreendimentos ou pelo menos estará sempre correndo atrás da concorrência e perdendo mercado.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 Listas Lineares - É uma estrutura de dados que corresponde a uma sequência ordenada de elementos de mesmo tipo. Podemos destacar três tipo de listas: Lista Simples Encadeadas, Lista Duplamente Encadeada e Lista Ordenada. A maneira de implementar listas lineares depende da classe de operações mais frequentes. Não existe, em geral, uma única implementação para a qual todas as operações sejam eficientes. Por exemplo, não existe uma implementação apenas, para atender às seguintes duas operações de maneira eficiente: 1 - ter acesso fácil ao Xk, pra k qualquer; e 2 - inserir ou remover elementos em qualquer posição da lista linear. A operação 1 fica eficiente se a lista é implementada em um vetor (array) em alocação sequencial na memória. Já para a operação 2 é mais adequada a alocação encadeada ou ligada, com o uso de apontadores. Partindo desse conceito, foram criadas algumas técnicas e algoritmos para o controle e gerenciamento de dados a serem armazenado, guardados e processados, utilizados na área da Engenharia da Computação. Os algoritmos FIFO e LIFO ou FILO, são alguns exemplos utilizados no escalonamento de processos.

3.1.1 Lista Simples Encadeadas - A estrutura dessa lista é uma sequência de elementos encadeados por ponteiros (lista), cada elemento deve conter, um dado propriamente dito (info), uma referência para o próximo elemento da lista (next). Exemplo, o primeiro elemento entra e armazena a informação juntamente com o ponteiro informando que ele é o primeiro, o segundo elemento entra e armazena sua informação juntamente com o endereço do primeiro e o terceiro elemento e armazena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com