TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia - Cultura

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA

A junção de toda a produção humana forma o universo simbólico, chamado de cultura. Esta então constitui as práticas, saberes, valores e normas que organizam uma sociedade e nós, somos produtos e produtores da cultura em que vivemos.

O olhar sobre as diferenças culturais

É perceptível que a criação de símbolos humanos não é igual em todo o lugar. O significado de uma vaca no Brasil não é o mesmo que na Índia. Assim, o fato de os valores das diferentes sociedades não serem os mesmos levou a tentativa de explicação para essa diferença. Entre essas explicações encontramos dois determinismos: o biológico, onde as diferenças entre os seres humanos são explicadas com base em características biológicas herdadas, ou seja, as sociedades seriam diferentes devido às distintas características biológicas; e o geográfico, onde as características geográficas são tomadas como modelo para a explicação das diferenças entre as sociedades.

Apesar da influência que ainda exercem sobre o senso comum, essas duas doutrinas foram superadas, visto que sociedades com origens biológicas semelhantes desenvolvem comportamentos e formas de organização diferentes entre si e que sociedades que ocupam a mesma região geográfica também podem ser diferentes em muitos aspectos.

Em oposição aos determinismos citados, a Antropologia tenta dar conta de todos os aspectos das sociedades humanas que não são biológicos ou naturais, mas transmitidos por meio da interação social, e que constituem seu universo simbólico.

Nesse sentido, as diferenças entre as sociedades humanas são explicadas pelos valores e práticas aprendidos na vida em sociedade, e sua configuração está relacionada a escolhas e experiências históricas vividas em cada comunidade. Assim surge a concepção de que as diferenças entre os homens e suas respectivas sociedades devem ser atribuídas à cultura.

Assim, teremos três grandes visões sobre as diferenças culturais:

EVOLUCIONISMO: forma como os primeiros teóricos da cultura, como Edward Tylor, via as diferenças. Segundo ele, as sociedades e as religiões teriam um ponto de convergência, e, assim, a cultura seria resultado de um constante processo evolutivo. Essa perspectiva é considerada etnocêntrica, pois teria como último estágio evolutivo a sociedade europeia.

Selvagem Bárbaro civilizado

Antropologia de gabinete, ou seja, não ia fazer pesquisa de campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com