TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA – LIVRO DE SOCIOLOGIA (RESUMO)

Resenha: CULTURA – LIVRO DE SOCIOLOGIA (RESUMO). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  1.533 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA – LIVRO DE SOCIOLOGIA (RESUMO)

Cultura é algo intrínseco a todo ser humano, cada um possui uma determinada cultura e sem ela o homem não adquire conhecimento. E cada cultura tem seu próprio sistema, valores e seus costumes. Os elementos básicos da cultura são: o conhecimento, cultura, arte, moral, direito, costume, crenças, valores, normas, sanções, símbolos, o idioma, a tecnologia e outros hábitos adquiridos pelo homem e seu ambiente. Pois não existe homem sem cultura, somente os que foram criados pelos animais, pois existem relatos verídicos na índia sobre crianças que foram criados com lobos. Desde criança começamos a nos socializarmos no convívio com outras pessoas e isso é cultura.

Existem elementos interdependentes pelos quais nos interessa: os complexos culturais, os padrões de culturais e as subculturas. A maior parte de um grupo cultural orientará sua cultura diante de determinada situação pelo seu padrão cultural. De um modo geral podemos dizer que cultura é tudo o que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros de uma sociedade.

Desde que nascemos, recebemos diversas influências no ambiente em que nascemos, na linguagem, no modo de vestir, comer e outros. E na medida em que crescemos continuam as influências de modo que vamos adquirindo novos hábitos e costumes e é transmitida de uma geração para a outra e não é herança biológica. Considera uma civilização como uma entidade cultural, as aldeias, regiões, grupos étnicos, nacionalidades, grupos religiosos, todos tem culturas distintas. E todas elas tem uma tendência de se considerarem. Seus hábitos, costumes e valores sendo superiores do que os demais grupos sociais.

A transmissão de cultura é um importante processo de socialização é a maneira pela qual idéias, atitudes e hábitos passaram de uma pessoa ou de um grupo para outro. Os meios de transmissão mais comuns são os rádios, teatro, cinema, jornal, TV e outros. Os meios formais de cultura é a escola, igreja e outros. Essa busca cada vez maior de identidade no mundo global multicultural, nos coloca a necessidade de entender o que seja identidade cultural, identidade sociocultural ou identidade étnica. Já a contracultura são grupos que rejeitam as normas e valores da sociedade e buscam estilos de vida alternativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com