TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Substantivos

Exames: Substantivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 13

Substantivos (nomeiam) - Adjetivos (caracterizam)

Degradação, mentes e almas - Presentificada, Acomodadas, Esquecidas, apagadas, desperezadas,

- invisíveis, consentida.

Classificação dos Adjetivos:

Podemos classificar os adjetivos em duas categorias restritivos ou explicativos. Enquanto os restritivos, particularizam o significado do substantivo a que se referem, atribuindo-lhe uma característica que não é própria do ser, os explicativos apresentam características essenciais, inerentes ao ser a que se referem.

Ex.: A neve estava mais fria que o normal. – Caracteriza o substantivo neve (a neve é fria por natureza). O adjetivo, neste caso, é explicativo.

Os cachos longos de seus cabelos fazem-me lembrar de Rapunzel. O adjetivo “longo” particulariza os cachos, pois eles poderiam ser curtos. Neste caso, o adjetivo é restritivo.

Flexão dos Adjetivos:

Os adjetivos podem ser flexionados em gênero, número e grau. Observemos o exemplo e logo em seguida a explanação. Ex.: A bela casa que compramos será entregue na próxima semana.

Gênero - O belo carro (A bela casa) que compramos será entregue na próxima semana.

- Marcelo é inteligente. / Renata é inteligente.

Número - As belas casas que compramos serão entregues na próxima semana.

Grau – A belíssima casa que compramos será entregue na próxima semana.

Como pudemos ver nos exemplos, quanto ao gênero, assim como os substantivos, os adjetivos podem ser biformes ou uniformes pelo mesmo princípio (exemplo 1). Em relação ao número, eles podem estar no singular ou no plural (exemplo 2). No entanto, quanto ao grau, há algumas particularidades que gostaríamos de apontar. Segundo alguns estudiosos, a mudança de grau nos adjetivos, observando-se a alteração na estrutura, seria apenas o grau “normal” (sem alteração na estrutura primitiva), e o superlativo absoluto, com acréscimo de sufixo que, hoje em dia, é estudado na medida em que se vê formação de palavras em morfologia, nesse caso a sufixação.. Ex.: inteligente – inteligentíssimo. No entanto, para os adjetivos, a estrutura da oração pode alterar o grau de determinado adjetivo com a inclusão de advérbios. Vejamos:

a) Grau Comparativo

- Igualdade – Coreolano é tão mesquinho quanto Marcelino. O adjetivo “mesquinho” encontra-se numa proposição de comparação entre dois substantivos da mesma categoria, portanto, dizemos que o adjetivo está no grau “comparativo de igualdade”.

- Superioridade – Coreolano é mais mesquinho que Marcelino. Neste caso, temos ainda uma comparação entre dois substantivos de mesma categoria. No entanto, o advérbio “mais” dá para Coreolano uma intensidade maior que para Marcelino. Portanto, temos o grau comparativo de superioridade para o adjetivo “mesquinho”. –

-Inferioridade – Coreolano é menos mesquinho que Marcelino. Agora, o advérbio “menos”, diminui a intensidade do adjetivo sobre Coreolano. O grau, aqui, para “mesquinho”, é o comparativo de inferioridade.

b) Grau superlativo

O grau superlativo, diferentemente do comparativo, destaca a caracterização do adjetivo para seres de outras categorias ou para um determinado ser em relação ao todo. Há dois tipos de superlativos: absoluto e relativo.

- Absoluto – destaca a caracterização de um ser para um grupo de seres não expressos no enunciado. Ele pode ser analítico ou sintético. Ex.: Ele é muito rico. O adjetivo relaciona-se com o pronome ele. Neste caso, podemos analisar que ele é, entre várias pessoas, alguém que tem muita riqueza – grau superlativo absoluto analítico.

Ele é riquíssimo. Da mesma sorte, apontamos para o pronome ele como alguém que possui muita riqueza, mas, neste caso, pegamos o adjetivo “rico” e modificamos a estrutura dele, com acréscimo de sufixo. Temos, assim, o grau superlativo absoluto sintético.

- Relativo – Como o absoluto, o grau relativo procura relacionar o adjetivo a dois seres de categorias diferentes. Neste caso, teremos, como no grau comparativo, a presença de dois elementos.

Ex.: Raiana é a mais alta de todas. Como podemos observar, há aqui uma comparação entre dois substantivos de categorias diferentes. Desta forma, temos um superlativo relativo de superioridade.

Adilson é o menos inteligente da turma. Aqui, o advérbio “menos” provou um sentido de inferioridade para Adilson em relação a uma coletividade. Portanto, temos um superlativo relativo de inferioridade.

Os Numerais

O numeral é uma classe que é utilizada quando desejamos ordenar, quantificar, fracionar ou multiplicar os substantivos.

Classificação dos numerais:

Ao quantificarem, são chamados de cardinais, pois enumeram uma quantidade de seres. Ex.: Comprei dois abacaxis na feira.

Caso desejemos ordenar, usamos os numerais ordinais. Eles indicam a ordem em que eu quero dispor algum ser no enunciado. Ex.: Armando foi o primeiro colocado na corrida.

À medida que desejamos mostrar uma multiplicação, usamos os numerais multiplicativos. Ex.: Pago o dobro pelo seu carro.

E, se a intenção for repartir ou fracionar, usamos os numerais fracionários. Ex.: Não se esqueça! Metade da laranja é minha.

Classes de Palavras - Os Pronomes

Em todas as línguas, encontramos palavras que substituem outras. Elas são empregadas para fazer referência a outra mencionada anterior ou posteriormente no enunciado.

Nota: Anáfora é o termo que faz lembrar algo que foi dito, portanto ela se encontra depois da palavra que se relaciona. Ex.: Márcio é mecânico. Ele foi indicado para arrumar seu carro. Dizemos que “ele” está numa posição anafórica, pois se relaciona com um antecedente, fazendo lembrar a figura de Márcio, que o precedeu.

Catáfora – Ao contrário da anáfora, a catáfora tem a função de anunciar a palavra que representa, portanto, ela vem antes dessa palavra.

Ex.: Eu preciso comprar isto: duas borrachas e dois lápis. O pronome “isto” vem antes daquilo com o qual se relaciona, portanto, dizemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com